Vídeo mostra chegada de tornado em cidade que foi devastada no Paraná
Imagem mostra a chegada do tornado no Paraná (Reprodução | UFFS)
Uma supercélula gerou a tempestade devastadora que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo, no centro do estado.
Um vídeo gravado na sexta-feira (7), pelo circuito de câmeras do campus de Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), registrou a chegada de um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, na região central do Paraná. As imagens, analisadas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), mostram o avanço de uma supercélula que gerou ventos de até 330 km/h. Seis pessoas morreram e 750 ficaram feridas devido às tempestades.
A gravação foi feita em time-lapse — técnica que consiste em acelerar a velocidade do vídeo — e mostra o avanço da supercélula. A tempestade, que carregava o tornado, é caracterizada pela presença de um mesociclone, uma corrente de ar ascendente que gira no interior da nuvem.
O vídeo, divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Simepar, inicia às 18h e vai até às 18h16. As câmeras da UFFS estão localizadas na zona rural de Laranjeiras do Sul, a cerca de 5 km de Rio Bonito do Iguaçu.
Impacto do tornado no Paraná
O Simepar atualizou, também nesta segunda (10), que, em Rio Bonito do Iguaçu, os ventos atingiram até 330 km/h. Outros dois tornados foram registrados no mesmo dia: um em Guarapuava, a 130 km de distância, e outro em Turvo, a 166 km.
As tempestades resultaram na morte de seis vítimas. Além disso, 750 pessoas ficaram feridas, das quais 22 permaneciam internadas até o início da manhã desta segunda-feira (10).
Nesta segunda (10), o governo informou, por meio do Corpo de Bombeiros, que “não há mais buscas ou resgates e atendimentos pré-hospitalares”. O trabalho de cadastramento e atendimento das famílias, assim como a distribuição de donativos, a retirada de estruturas danificadas e a limpeza, seguem em andamento, com o esforço coletivo de moradores, voluntários e servidores do Estado e da prefeitura.
Rio Bonito do Iguaçu e a reconstrução
Proporcionalmente, Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais afetada. O município, que possui cerca de 14 mil habitantes, teve 90% dos imóveis destruídos.
Segundo o prefeito Sezar Augusto Bovino, a cidade precisará ser reconstruída. O governo estadual destinará R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) para essa finalidade. O valor poderá ser repassado diretamente às famílias, com previsão de até R$ 50 mil por residência, conforme um projeto de lei aprovado em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
veja vídeo:
Fonte: Terra e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/11/2025/10:59:54
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com