Vídeo: prefeito de Macapá agride jornalista durante vistoria em obra
Vídeo registrou momento em que prefeito agrediu jornalista na manhã deste domingo (17) • Reprodução
Caso aconteceu após prefeito ser questionado sobre atraso na construção de hospital; em nota, prefeitura negou agressão e afirmou “não tolerar” violência
O prefeito de Macapá (AP), Dr. Furlan (MDB) é acusado de agredir um jornalista na manhã deste domingo (17) durante a vistoria de uma obra, na zona norte da capital amapaense. Populares que estavam no local registraram o momento, que viralizou nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver que o jornalista Heverson Castro aborda Furlan e o questiona sobre o atraso na obra do novo Hospital Municipal, iniciada em 2023. Entretanto, sem responder a pergunta, o prefeito segue caminhando quando, de repente, avança em outro jornalista, que acompanhava Heverson, aplicando-o um “mata-leão”.
Veja abaixo:
Após a agressão, o prefeito tenta justificar, afirmando ao jornalista que foi “provocado” pela equipe, que responde dizendo que apenas estavam fazendo o trabalho de imprensa.
Na confusão, duas mulheres, funcionárias da prefeitura alegaram terem sido agredidas pelos jornalistas, que receberam voz de prisão e foram levados até a Delegacia de Crime Contra a Mulher
O advogado que representa os profissionais informou que Heverson, que estava sob custódia desde a manhã deste sábado deverá ser solto após assinar um Termo Circusntanciado, registro feito em ocorrências de menor potencial ofensivo.
A defesa também afirmou os vídeos “demonstram que não houve essa agressão a essas mulheres e que, na verdade, quem foi agredido foi o jornalista Iran Froes e depois o senhor Everson pelos policiais”
“Os guardas municipais que o prenderam e passaram a agir com abuso de autoridade (…). Tudo isso em franco desrespeito às prerrogativas profissionais dos jornalistas que estavam ali buscando a informação e agindo com total liberdade de expressão”, disse.
Em nota, a Prefeitura de Macapá se defendeu e afirmou que Herveson, acompanhado de sua equipe, “interrompeu a atividade oficial, agrediu verbalmente o prefeito e ainda tentou agredi-lo fisicamente”.
No comunicado, a administração também reiterou que “não tolera nenhum tipo de violência”.
Fonte: CNN Brasil/ Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/08/2025/09:26:43
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com