VÍDEO: Sucuri grávida de 4,5 metros é resgatada em campus da UFPA
UFPA resgata sucuri grávida de 4,5m em Belém, destacando a importância da conservação da biodiversidade e educação ambiental na universidade. | Reprodução
O resgate foi conduzido pela equipe do ConViva, ligado ao Laboratório de Ecologia e Zoologia de Vertebrados (LABEV) da UFPA.
Ocampus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, foi palco de um encontro impressionante com a natureza. Na última sexta-feira (17), uma sucuri (Eunectes murinus), com cerca de 4,5 metros de comprimento e, para surpresa dos pesquisadores, grávida, foi encontrada nas proximidades de uma área florestal dentro da instituição.
O resgate foi conduzido pela equipe do ConViva, ligado ao Laboratório de Ecologia e Zoologia de Vertebrados (LABEV) da UFPA. Segundo os especialistas envolvidos, o animal foi manuseado com cuidado e solto em uma região mais afastada e segura, garantindo sua integridade física e a tranquilidade da comunidade universitária.
“Foi um resgate tranquilo, mas exigiu técnica, por conta do tamanho e da condição da sucuri. A soltura em uma área adequada garante a segurança dela e também da população do entorno”, afirmou um dos pesquisadores do LABEV.
Sucuri verde: uma das maiores do mundo
A Eunectes murinus, conhecida popularmente como sucuri verde, é uma das maiores serpentes do mundo e possui um papel essencial nos ecossistemas amazônicos. Predadora de topo, ela se alimenta de mamíferos, peixes e até jacarés, ajudando no equilíbrio da cadeia alimentar. Fêmeas dessa espécie podem parir até 40 filhotes em uma única gestação, embora não apresentem cuidado parental com os recém-nascidos.
A presença do animal no campus acende um alerta importante para a conservação da biodiversidade dentro das áreas urbanizadas.
“O registro de uma sucuri como essa reforça a importância da preservação dos igarapés e fragmentos florestais existentes dentro da UFPA. Eles são refúgios naturais para muitas espécies que vivem ou transitam por aqui”, destacou a equipe do ConViva.
A ação do ConViva reflete o compromisso da universidade com a educação ambiental, conservação da fauna e convivência harmoniosa com a vida silvestre. Casos como esse também servem para reforçar a necessidade de manutenção e recuperação de áreas verdes dentro dos centros urbanos.
Veja vídeo:
Fonte: DOL e Republicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/10/2025/08:34:23
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com