Novo Progresso – Vigilância coleta amostras de água para análise
(Por Adecio Piran Jornal Folha do Progresso )-Com objetivo de monitorar e melhorar a qualidade da água para a população progressense , a Vigilância em Saúde realizou nesta quinta-feira (19) a coleta de amostras de água para análise.
As diversas reclamações chamaram atenção da vigilância que solicitou a coleta nos bairros: Tom Alegria III, Jardim América, Tom Alegria II, Industrial,Planalto e Vista Alegre.
O Assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Vera Steinke , explicou que a coleta de amostras para controle da água obedece processo de convênio com laboratório da cidade de Santarém e que vai acontecer rotineiramente. Ela informa que estas localidades onde foi coletada água foram as prioritárias no momento.
A coleta foi feita pelos agentes de Vigilância Sanitária Ezequiel e Auriane, e fiscalizado pelo conselheiro Herlan Cardoso. A coleta teve rigor e seguiu normas – a limpeza da torneira e das mãos, para não haver contaminação exterior, após solta se água por aproximadamente dois minutos e na sequência coleto as amostras.
As amostras, em embalagem lacrada, será encaminhada para o laboratório da cidade de Santarém distante 700km de Novo Progresso , onde será feita análise microbiológica – que deve demorar cerca de 20/30 dias para ter o resultado divulgado.
Reclamações
Nos últimos dias proprietários de imóveis procuraram a imprensa para reclamar da qualidade da água nas torneiras, a empresa Águas de Novo Progresso responsável pelo abastecimento no Município informou ao Jornal Folha do Progresso que o caso foi solucionado e a cor da água escura foi devido a quebra de canos da rede água do bairro reclamado.
Caixa d’água
A empresa “Águas de Novo Progresso” ressalta que muitas das reclamações não resultam em água contaminada na linha de distribuição, mas sim na própria caixa d’água do reclamante. Eles orientam que o reservatório doméstico passe por limpeza a cada seis meses.
O ideal é fechar o registro, colocar cerca de um litro de hipoclorito de sódio (água sanitária) dentro da caixa d’água e aguardar 2 horas. Depois é preciso abrir torneiras, chuveiros, descargas, até esgotar esta água – e para que a água sanitária passe pela tubulação interna do imóvel. Após descartar toda a água, a caixa pode ser cheia novamente.
“Os testes que fazemos são com a água direto da distribuição, pois fazemos a coleta de amostras na saída mais próxima ao cavalete. E em muitos casos a contaminação está na caixa d’água sem manutenção ou no poço artesiano”, explica.
Queixas
As queixas relacionadas com a qualidade da água podem ser feitas diretamente na empresa pelo Call Center da “Aguas de Novo Progresso”, 0800 647 6060 para ligações de telefones fixos e pelo 40201038 para ligações de celulares.
Vigilância
A vigilância também recebe reclamações basta ligar para o telefone (93) 98127 0810 e informar o endereço e a reclamação. É interessante fazer algum registro fotográfico ou em vídeo do momento em que a água estiver apresentando alteração,informou.
Por Adecio Piran Jornal Folha do Progresso
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