YouTube inicia desenvolvimento da versão iOS do app de edição Create
Foto:© iStock | Dois anos após o lançamento exclusivo para Android, o YouTube começa a preparar o Create para iPhones.
A ferramenta gratuita busca competir com apps como CapCut e InShot, oferecendo recursos de edição para criadores que produzem diretamente pelo celular
Dois anos após o lançamento da ferramenta de edição de vídeo YouTube Create para Android, a plataforma deu início ao desenvolvimento da versão para iOS. Segundo informações do site TechCrunch, o Google já está em busca de engenheiros especializados para trabalhar na adaptação do aplicativo para iPhones.
Criado como uma alternativa direta ao CapCut — app da ByteDance, mesma empresa dona do TikTok —, o YouTube Create oferece recursos como efeitos especiais, trilhas sonoras, GIFs e adesivos. A proposta é facilitar o trabalho de criadores de conteúdo que editam diretamente pelo celular.
Apesar de ser gratuito e prático, o aplicativo ainda enfrenta dificuldades para ganhar tração entre o público. De acordo com dados da empresa de análise Sensor Tower, o YouTube Create teve cerca de 4 milhões de downloads desde o lançamento, em setembro de 2023. No mesmo período, o CapCut registrou números bem mais expressivos: foram 66 milhões de downloads apenas no segundo trimestre deste ano.
Além do CapCut, a ferramenta do YouTube também disputa espaço com outros aplicativos populares, como o InShot e o VN Video Editor. Todos já consolidados entre influenciadores e editores amadores, especialmente por sua presença multiplataforma e vasta biblioteca de recursos.
Com o lançamento da versão para iPhone, o YouTube espera ampliar o alcance do Create e reforçar sua posição entre os criadores. A expectativa é de que a chegada ao ecossistema iOS ajude a impulsionar os números da plataforma e ofereça uma alternativa integrada para quem já publica conteúdo no próprio YouTube.
Ainda não há data oficial para o lançamento da nova versão, mas os anúncios de vagas indicam que o projeto já está em estágio inicial. A iniciativa também mostra que o Google continua investindo em soluções para atrair criadores, buscando reduzir a dependência de ferramentas externas — muitas delas ligadas a plataformas concorrentes.
Fonte: Notícias ao Minuto e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 30/06/2025/19:35:16
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com