Vigília convocada por Flávio motivou pedido de prisão de Bolsonaro

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | Em nota, a PF informou que cumpriu mandado de prisão preventiva solicitado pela própria PF e autorizado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A “vigília” convocada pelo senador Flávio Bolsonaro em frente a casa de Jair Bolsonaro (PL) foi um dos motivos que justificaram a decretação da prisão preventiva do ex-presidente.

De acordo com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a convocação da vigília indicava uma possível tentativa da utilização de apoiadores de Bolsonaro para atrapalhar a fiscalização das medidas cautelares e da prisão domiciliar pelas polícias.

O ministro falou em “altíssimo risco para a efetividade da prisão domiciliar decretada” e para a “efetividade da lei penal”, o que facilitaria uma fuga do ex-presidente.

Moraes menciona ainda que o vídeo publicado por Flávio mostra-o, novamente, atacando o Poder Judiciário, especialmente o STF, repetindo a “narrativa falsa” de que Bolsonaro foi condenado por “perseguição” e por uma suposta “ditadura” da Corte.

“Embora a convocação de manifestantes esteja disfarçada de “vigília” para a saúde do réu Jair Bolsonaro, a conduta indica a repetição do modus operandi da organização criminosa liderada pelo referido réu, no sentido da utilização de manifestações populares criminosas, com o objetivo de conseguir vantagens pessoais”, afirmou o ministro.

Flávio Bolsonaro postou um vídeo nas redes sociais, na manhã de sexta-feira (21), convocando uma corrente de oraçãoes pela saúde do ex-presidente. A “vigília” ocorreria em frente ao condomínio de Jair Bolsonaro.

Além da vigília, Moraes citou uma tentativa de violação da tornozeleira eletrônica e a proximidade da casa do ex-presidente com a Embaixada dos Estados Unidos como motivos para decretar a prisão.

A preventiva busca exclusivamente evitar a fuga de Bolsonaro e não configura início do cumprimento de pena. O ex-presidente ainda tem direito a mais um recurso no STF, que deve ser entregue pelos advogados até segunda-feira (24).

Somente após a rejeição desse recurso é que Bolsonaro começaria a cumprir a pena imposta pela condenação: 27 anos e três meses de prisão por liderar tentativa de golpe de Estado.

Fonte: CNN Brasil e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/11/2025/10:26:19

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes