Após PM, ICMBio suspende ações de fiscalização no sudeste do Pará

As ações de fiscalização em Trairão, estão suspensas até que seja restabelecido apoio policial para garantir segurança dos agentes de fiscalização.(Foto:Reprodução G1)
Ocorreu um problema ao tentar carregar o vídeo. Atualize a sua página para tentar novamente.
Ministério do Meio Ambiente diz que a fiscalização de desmatamento no Pará vai continuar

leia Também:TENSÃO-PM suspende temporariamente apoio às ações do ICMBio no Pará após denúncias de ameaças

Equipes do Ibama e Chico Mendes sofrem novos ataques

O Instituto Chico Mendes de Preservação e Conservação da Biodiversidade (ICMBio) suspendeu nesta quarta-feira (24), as ações de fiscalização em Trairão, no sudoeste do Pará, até que seja restabelecido o apoio policial para garantir segurança dos agentes de fiscalização. O órgão denunciou ameaças sofridas por agentes durante as ações em campos no Pará. Na terça-feira (23), o Comando Geral da Polícia Militar decidiu suspender temporariamente o apoio às ações de fiscalização do instituto.

A medida, segundo a PM, considerou o risco à integridade física de policiais militares e de agentes de fiscalização, já que, em 2016, foi registrada a morte de um policial durante ações do órgão.

De acordo com o ICMBio, ao longo dos anos, as ações de combate aos crimes ambientais no interior tem sido intensificadas. Muitos destes crimes estão associados a outras ações ilegais contra o estado, tais como trabalho escravo, evasão de divisas, grilagem de terras, exploração ilegal de recursos minerais, entre outras.

Na segunda (22), o órgão informou que está preparando um dossiê para a Polícia Federal denunciando ameaças sofridas por agentes durante fiscalizações. Em um dos casos, ocorrido na última sexta-feira (19), as equipes do ICMbio verificaram um ponto de desmatamento na Floresta Nacional de Itaituba e identificou criminosos que estariam extraindo ilegalmente madeira e palmito.

Por:G1PA
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP – JORNAL FOLHA DO PROGRESSO no (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br