Black Jaguar Foundation ultrapassa 1,2 milhão de árvores plantadas no Cerrado e Amazônia

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | Uma das maiores iniciativas de restauração ecológica do mundo atua na recuperação do Corredor de Biodiversidade do Araguaia

A Black Jaguar Foundation (BJF) alcançou a marca de 1,2 milhão de árvores nativas plantadas no Corredor de Biodiversidade do Araguaia, iniciativa que conecta Cerrado e Amazônia – dois dos biomas mais ameaçados do planeta –, contribuindo para a proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos da região. O resultado foi atingido na temporada de plantio entre novembro de 2024 e junho de 2025, período em que foram restaurados 244 hectares. Com isso, o total acumulado desde o início das atividades de restauração, em 2018, chegou a 626,81 hectares – o equivalente a mais de 870 campos de futebol.

O instituto lidera um dos maiores projetos de restauração ecológica do mundo, com a meta ambiciosa de restaurar 1 milhão de hectares ao longo de 2.600 quilômetros às margens do rio Araguaia, entre os estados do Pará e Goiás. Atualmente, o projeto atua nos municípios de Santana do Araguaia (PA), Marianópolis do Tocantins (TO) e Caseara (TO).

Segundo explica Matheus Fonseca, engenheiro florestal e analista de Restauração Ecológica da BJF, na temporada 2024/2025 a principal dificuldade foi a irregularidade das chuvas, já que todo o cronograma de plantio depende do início do período chuvoso, geralmente entre outubro e novembro. “Se as chuvas atrasam ou cessam antes do esperado, corremos o risco de perder áreas inteiras. Esse controle hídrico, que foge ao nosso alcance, é o maior gargalo da restauração”, afirmou.

Para ganhar eficiência diante desse desafio, a BJF tem ampliado o uso de técnicas de mecanização das áreas de plantio. Antes, o preparo do solo era feito quase sempre de forma manual, com roçadas e intervenções localizadas. Hoje, quando a área permite, é realizada dragagem mecanizada em toda a extensão, o que garante maior rapidez e alcance. “A mecanização contribuiu bastante para ampliarmos o número de hectares restaurados a cada temporada, sem perder qualidade no processo”, explica Fonseca.

O planejamento para a temporada 2025/2026 ainda está em fase final de definição, mas a expectativa é restaurar cerca de 205 hectares em aproximadamente 11 propriedades – número que pode crescer, segundo o engenheiro, devido à mecanização. Pela primeira vez, a restauração também incluirá pequenas propriedades rurais localizadas em assentamentos da região.

O trabalho da BJF não se limita ao plantio de novas áreas, mas também ao cuidado contínuo das áreas já restauradas. Na próxima temporada, por exemplo, a equipe também será responsável pela manutenção de mais de 667 hectares –  que incluem tanto os novos plantios quanto os realizados nas três temporadas anteriores. Esse acompanhamento é fundamental nos primeiros três anos para assegurar o desenvolvimento das espécies, depois não exigem manutenção intensiva, passando apenas por monitoramento.

Ao todo, o projeto envolve 24 fazendas parceiras e mobiliza a rede de coletores Ressemear, formada por mais de 115 pessoas – 69% delas mulheres – que já coletaram cerca de 4,5 toneladas de sementes de 60 espécies nativas. Essas sementes abastecem não só a produção de mudas da BJF no Araguaia, mas também projetos de restauração em outros pontos do Cerrado e da Amazônia.

A Black Jaguar Foundation se prepara para expandir o alcance ao longo do rio Araguaia nos próximos anos, contribuindo diretamente para o combate à crise climática e para que o Brasil avance no cumprimento de suas metas no Acordo de Paris.

Fonte: Black Jaguar Foundation/Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 28/08/2025/09:21:05

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: