Comandante do CPR-X de Itaituba é afastado após denúncia de assédio sexual
Foto: Reprodução | A decisão foi formalizada por meio da Portaria de Inquérito Policial Militar (IPM) nº 8/2025, publicada no Boletim Geral Reservado da corporação na última sexta-feira (29). O documento determina o afastamento do coronel Márcio Abud Barbalho das funções administrativas e de todas as atividades operacionais, em razão de episódios registrados em 14 de abril deste ano.
O comandante do CPR-X (Comando de Policiamento Regional 10), coronel Márcio Abud Barbalho, foi afastado de suas funções pela Corregedoria da Polícia Militar do Pará. A decisão tem efeito imediato e impede o oficial de exercer atividades administrativas ou operacionais até a conclusão das apurações.
O afastamento foi determinado na Portaria de Inquérito Policial Militar (IPM) nº 8/2025, publicada no Boletim Geral Reservado da corporação no dia 29 de agosto. O documento estabelece a investigação da conduta atribuída ao coronel em um episódio registrado em 14 de abril deste ano, em Itaituba.
Segundo consta no procedimento, uma cabo da PM relatou ter sido alvo de comportamento considerado inadequado durante atendimento no comando regional. A policial afirmou que o oficial teria feito comentários de cunho pessoal e vexatório sobre sua aparência, além de proferir frases que a deixaram constrangida. Ela declarou ter se sentido “ultrajada e envergonhada”, apontando que a conduta configuraria, em tese, assédio sexual e importunação sexual, conforme previsto no artigo 215-A do Código Penal.
O inquérito foi designado ao coronel Tarcísio Morais da Costa, comandante do CPR-I, em Santarém. Já a portaria que formalizou o afastamento cautelar do coronel Márcio Abud foi assinada pelo corregedor-geral da PMPA, coronel Cássio Tabaranã Silva, com base no artigo 56 do Código de Ética e Disciplina da corporação.
Fonte: Portal Giro e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/09/2025/10:36:05
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com