Construção de ponte do Rio Jamanxim em Jardim do Ouro já tem licença ambiental e não esta em Unidade de Conservação

Ponte sobre rio Jamanxim no Jardim do Ouro terá 339 metros – toda de madeira (Foto:Prefeitura de Itaituba)

Após divulgação na mídia nacional que o MPF abriu inquérito para investigar a obra sobre o Rio Jamanxim na Comunidade de Jardim do Ouro , município de Itaituba, o Jornal Folha do Progresso foi em busca de informações.

De acordo com  a Secretaria de Meio Ambiente daquela cidade, foi apresentado o projeto e o licenciamento ambiental previsto para a obra e já foi liberado. Ainda de acordo com o SEMMA de Itaituba uma empresa responsável já foi contratada e está em fase de construção com mais de 50% pronta.
O local onde está construindo a ponte esta fora de UC-Unidade de Conservação.

Ao contrario que a Rede Globo Divulgou –Ponte é construída sem autorização sobre o rio Jamanxim, no Pará

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaituba-PA

Segundo informações do Secretário Municipal de Meio Ambiente da cidade de Itaituba, Senhor  Bruno Rolim, a ponte sobre o Rio Jamanxim na comunidade do Jardim do Ouro, próximo ao Distrito de Moraes de Almeida, foi licenciada pela secretaria com a emissão da Licença de Instalação. Rolim informou que na resolução do COEMA 120/2015, a qual informa as atividades de impacto local que o município pode licenciar, a ponte é uma delas, até 3.000 metros de comprimento com a seguinte descrição “Ponte e Pontilhão, em corpo hídrico, sem navegabilidade”.

[As consequências de não realizar o licenciamento ambiental corretamente são, em geral, bastante pesadas para as construtoras. O ônus pode acarretar em embargo, multa, suspensão das atividades e, até mesmo, processos – ou seja, prejuízo na certa. ]

(Foto:Prefeitura de Itaituba)
(Foto:Prefeitura de Itaituba)

Obra Paralisada

O Secretário disse que a Marinha do Brasil solicitou alguns projetos para o executor da obra e por isso a construção da ponte encontra-se paralisada.
A empresa que executa a obra adota práticas sustentáveis para preservação do meio ambiente.

Benefícios
A muitos anos moradores em torno da PA Transgaripeira  clamam por este acesso que é precário feito por balsa de pequeno porte. Na estiagem  (verão Amazônico) a baixa d água do Rio Jamanxim, com muita pedra dificulta o aceso de um lado ao outro do rio.
Além de trazer inúmeros benefícios aos moradores de diversas comunidades ao longo da rodovia estadual, o distrito do  Cripurizão distante 140 km também será beneficiado com o acesso pela ponte.
Pecuaristas, Garimpeiros, Mineradoras, Agricultores dentro deste território clamam para que este acesso seja concluído em menor curto espaço de tempo.
O recurso para construir a ponte do Jardim do Ouro vem  de uma parceria dos moradores, empresários e Prefeitura de Itaituba.
A empresa estima que até dezembro deste ano entrega o obra.

A obra

A ponte sobre o rio Jamanxim, na PA Transgarimpeira, que está sendo construída, terá 339 metros toda de madeira, ligará Moraes Almeida na rodovia BR 163 até o distrito de Cripurizão e será de extrema importância para o escoamento da produção agropecuária e o desenvolvimento socioeconômico da região. Proporcionará a continuidade viária da BR-163 , interligando de leste a oeste, os distritos de Itaituba no sudoeste do  estado do Pará.

Fonte: JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com