Empresário, engenheiro e ex-funcionário da Energisa são presos por fraude milionária de energia no MT

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto Reprodução| Estrutura coordenada por empresário se apoiava em profissionais experientes e conhecimento interno dos trabalhos.

Um empresário do agronegócio, um engenheiro eletricista e um ex-funcionário terceirizado da Energisa foram presos, na manhã de hoje (26), durante a Operação Ignis Justiça, da Polícia Civil, em Lucas do Rio Verde (a 243 km de Cuiabá), em Mato Grosso.

O grupo é acusado de montar um esquema sofisticado de furto de energia, adulteração de medidores, estelionato, fraude processual e corrupção, com prejuízos milionários.

A força-tarefa cumpriu oito mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva em empresas ligadas ao grupo, no setor industrial de Lucas, na zona rural sentido Sorriso e em uma unidade no município de Sorriso, além das residências dos investigados.

Segundo a Polícia Civil, a fraude vinha ocorrendo há meses em empresas da agroindústria e só foi identificada graças a uma investigação técnica conduzida pela Delegacia de Roubos e Furtos (Derf). Peritos da Politec e equipes da Energisa acompanharam a operação e fizeram perícias simultâneas nos pontos suspeitos.

O esquema, conforme apurado, utilizava conhecimento interno e profissionais especializados para reduzir artificialmente o consumo de energia de empresas de grande porte. O engenheiro realizava as alterações técnicas, enquanto o ex-funcionário da concessionária fornecia acesso privilegiado aos sistemas. O empresário era o responsável pelas unidades que se beneficiavam da fraude.

A Polícia Civil apontou ainda que os crimes foram cometidos em continuidade delitiva, ou seja, repetidos ao longo do tempo, desviando valores que deveriam retornar à concessionária e afetando diretamente o sistema energético.

A delegada Paula Moreira Barbosa classificou o caso como uma das fraudes mais profissionais já investigadas na região.

“Não é um furto simples. Estamos diante de um crime altamente técnico e que gera impacto econômico milionário. Agora, com a materialização das provas, seguimos para identificar possíveis ramificações”, afirmou.

A Polícia Civil informou que investigações sobre furtos de energia em larga escala vêm sendo realizadas em vários municípios, mas destacou que o nível de sofisticação deste esquema chama atenção pela estrutura e pela qualificação dos envolvidos.

Procurada, a Energisa não se manifestou.

Fonte: MT Reportér e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/11/2025/13:53:56

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes