Indígenas bloqueiam BR-153 em protesto contra ponte que liga Pará e Tocantins

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | O protesto foi organizado pelas lideranças do território indígena Sororó, área que abriga cerca de mil habitantes distribuídos em oito aldeias.

Indígenas das etnias Suruí e Aevara mantêm bloqueado, desde segunda-feira (17/11), um trecho da BR-153 que atravessa o território indígena Sororó, em São Geraldo do Araguaia, região sudeste do Pará. O protesto, que segue nesta terça-feira (18/11) sem previsão de liberação, ocorre às vésperas da inauguração da nova ponte sobre o rio Araguaia, estrutura que deve ampliar o fluxo de veículos entre o Pará e o Tocantins.

A manifestação reúne lideranças das oito aldeias da Terra Indígena Sororó, onde vivem cerca de mil indígenas. O grupo reclama da ausência de diálogo sobre obras que impactam diretamente a região, destacando que a rodovia foi aberta ainda na década de 1980, pelo Exército, e pavimentada em 1998 sem consulta às comunidades e sem qualquer indenização ao povo Suruí Aikewara.

Durante o bloqueio, apenas ambulâncias e pessoas com necessidade de atendimento médico têm passagem autorizada. Uma viatura da Polícia Militar foi impedida de seguir viagem, enquanto equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanham a mobilização no local.

Em nota pública, as lideranças afirmam que o aumento do tráfego previsto com a liberação da nova ponte pode triplicar a movimentação de veículos dentro do território, ampliando riscos e impactos ambientais. Elas pedem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Ministério dos Transportes, do DNIT, da Funai, do Ministério dos Povos Indígenas e do Ministério Público Federal para discutir a situação.

Os indígenas também reforçam que a antiga estrada OP2 — que deu origem à BR-153 — foi construída durante o período da Guerrilha do Araguaia sem consentimento do povo Suruí Aikewara.

A inauguração da ponte está prevista para ocorrer em Chambioá, na divisa entre Pará e Tocantins, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fonte: R7 e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/11/2025/14:09:25

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes