Justiça do Pará decreta prisão de ex-prefeito de Irituia

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | A decisão foi proferida pelo juiz Erichson Alves Pinto, da Vara Única de Irituia, após parecer favorável do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).

A Justiça do Pará decretou, nesta quinta-feira (22), a prisão preventiva do ex-prefeito de Irituia, Marcos Tonheiro (MDB), de seu pai, Jonas Ferreira Pinto, e do ex-secretário de Transportes, Thiago Pinto Castro. Eles são investigados por envolvimento em um esquema de desvio de máquinas pesadas da Secretaria Municipal de Transportes, utilizadas posteriormente em propriedades privadas ligadas à família do ex-gestor.

A decisão foi proferida pelo juiz Erichson Alves Pinto, da Vara Única de Irituia, após parecer favorável do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). Segundo o magistrado, os investigados são apontados como integrantes de uma organização criminosa responsável por crimes de peculato, associação criminosa e organização criminosa. Parte dos bens desviados, como tratores e pás carregadeiras, foi encontrada descaracterizada em áreas particulares.

De acordo com o inquérito policial, Marcos Tonheiro seria o “autor intelectual e beneficiário direto” do esquema. Já Thiago Pinto Castro, ex-secretário, é apontado como o responsável pela logística dos desvios. Jonas Ferreira Pinto, pai do ex-prefeito, teria ocultado parte do maquinário em suas propriedades. As máquinas foram localizadas com pintura alterada e sem brasões oficiais, dificultando sua identificação como bens públicos.

A Justiça entendeu que a prisão preventiva é necessária para evitar a destruição de provas, garantir a aplicação da lei penal e impedir a continuidade dos crimes, sobretudo diante do poder político e social que os acusados ainda exercem no município. A Polícia Civil do Pará está em fase de cumprimento dos mandados de prisão.

No início de maio, a Justiça autorizou busca e apreensão em uma fábrica de asfalto ligada à sua família, onde um trator da prefeitura foi localizado após meses desaparecido. Parte dos bens desviados ainda não foi localizada.

Fonte: Estado do Pará Online/Jornal Folha do Progresso  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/05/2025/08:40:14

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: