Mineração ilegal no alvo: Operação Ágata 2025 desmonta estruturas de garimpos na Amazônia Ocidental

image_pdfimage_print

Foto: Divulgação | Manaus (AM) – Dando prosseguimento à Operação ÁGATA/2025, as tropas das Forças Armadas e os agentes dos Órgãos de Fiscalização e Segurança atuam de forma integrada para coibir os crimes ambientais na Amazônia Ocidental, uma das tarefas dessa Operação. Na fase decisiva contra o garimpo ilegal, as ações resultaram na localização de dez dragas que estavam em operação ou escondidas em meio à imensidão amazônica, sendo que 10 delas foram inutilizadas nos últimos três dias. A atuação coordenada das tropas e agentes tem imposto severos prejuízos às estruturas clandestinas que exploram os rios da floresta.

A intensificação das ações de busca, patrulhamento fluvial e inspeções navais, somada ao uso de aeronaves de reconhecimento, permiti uma resposta rápida e precisa às atividades ilícitas. No sábado (24), uma grande estrutura irregular foi localizada no Rio Puruê, nas proximidades do Paraná do Cunha (AM). No local, equipes encontraram uma draga, um empurrador e uma balsa abastecida com combustível, além de armamento irregular e cerca de 1,154 kg de mercúrio — substância altamente tóxica usada no processo de extração de ouro.

Todo o material foi apreendido e os equipamentos inutilizados, conforme os protocolos legais. A ação contou com o apoio de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Federal (PF), embarcados nos meios fluviais da Marinha do Brasil (MD) e do Exército Brasileiro (EB).

Coordenada pelo Ministério da Defesa, a Operação é conduzida pelo Comando Conjunto APOENA e visa assegurar a nossa soberania e intensificar a presença do Estado na Amazônia, em ações subsidiárias de colaborar no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais. Além disso, busca levar assistência aos povos tradicionais (indígenas e ribeirinhos) nos mais distantes locais que, até o momento, alcançou mais de 45 mil assistências médicas e distribuídos cerca de 110 mil medicamentos em cerca de 50 comunidades indígenas e ribeirinhas.

Com uma área de atuação que ultrapassa 510 mil quilômetros quadrados — o equivalente ao território da Espanha, a Operação ÁGATA Amazônia 2025 reafirma o compromisso do Estado brasileiro com a preservação da floresta, a proteção das populações tradicionais e o enfrentamento firme às atividades criminosas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Equipe de Comunicação Social | Operação Ágata Amazônia 2025 – Comando Conjunto APOENA Jornal Folha do Progresso  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/05/2025/07:42:23

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: