Polícia Civil prende 16 pessoas por tráfico e organização criminosa em Tucuruí

image_pdfimage_print

(Foto: Reprodução) – A ação resultou no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão.

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (2), a Operação “Orthanc”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa ligada à facção Comando Vermelho e combater o tráfico de drogas na região do Lago de Tucuruí.

A ação resultou na prisão de 16 pessoas em Tucuruí e no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão. Durante o cumprimento de mandado de prisão, três dos suspeitos também foram presos em flagrante por tráfico de drogas.

A operação foi coordenada pela Superintendência Regional do Lago de Tucuruí, com o apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), das equipes das cidades que compõem a 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), além de unidades de Tomé-Açu, Concórdia do Pará, da 10ª RISP (Carajás) e da Polícia Militar de Goiás (PMGO).

Durante as diligências, os policiais apreenderam drogas do tipo maconha e oxi, apetrechos utilizados para o tráfico, cinco veículos (quatro motos e um carro) e diversos aparelhos celulares, que subsidiarão as investigações em andamento.

Segundo o delegado Erivaldo Campelo, responsável pela operação, os alvos integram uma estrutura criminosa com atuação consolidada na região.

“Essa operação foi fruto de uma investigação minuciosa que identificou membros da facção Comando Vermelho atuando diretamente no tráfico de drogas em Tucuruí. Muitos dos presos ocupavam posições estratégicas na organização. A operação de hoje é um passo importante para enfraquecer a atuação dessa facção na região”, destacou o delegado.

Ao todo, foram realizadas diligências nas cidades de Tucuruí, Concórdia do Pará e Itumbiara, em Goiás, onde um dos alvos foi localizado e preso com apoio da PMGO. Para o delegado-geral adjunto da PC, Temmer Khayat, a operação representa o comprometimento da instituição com a segurança pública e o combate às facções criminosas no estado.

“A Operação Orthanc reafirma nosso compromisso em agir com firmeza contra o crime organizado. A integração entre unidades da Polícia Civil e o apoio de outros estados mostra que estamos unidos no combate às facções que ameaçam a paz das nossas comunidades”, ressaltou Temmer.

A PCPA seguirá com as investigações para aprofundar o mapeamento da atuação da facção criminosa na região, buscando identificar outros envolvidos e fortalecer as ações de repressão qualificada ao tráfico de drogas. Os presos passaram pelos procedimentos necessários e estão à disposição da Justiça. O material apreendido foi encaminhado para a perícia.

 

 

Fonte: PCPA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 02/07/2025/14:21:59

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: