PT anuncia processar jornalista por Fake News envolvendo senador e deputada no Pará
(Foto:Reprodução) – A informação foi confirmada em nota oficial divulgada no início da noite desta terça-feira (8)
O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Pará anunciou que irá processar o jornalista Olavo Dutra por veiculação de informações falsas envolvendo o senador Beto Faro e a deputada federal Dilvanda Faro, ambos as duas maiores lideranças petistas no estado.
A informação foi confirmada em nota oficial divulgada no início da noite desta terça-feira (8), em que o partido denuncia a publicação como caluniosa e “um grave atentado à honra e à imagem de representantes eleitos pelo povo”.
Segundo o PT, não procede a informação de que o senador e sua esposa teriam sido alvo de uma operação da Polícia Federal, como divulgado em matéria assinada por Dutra. A legenda afirma que o conteúdo publicado é “mentiroso e irresponsável”, e que tomará as medidas legais cabíveis nas esferas cível e criminal.
“A publicação viola frontalmente o artigo 5º da Constituição Federal, que garante a inviolabilidade da honra, da imagem e da vida privada dos cidadãos”, destaca o comunicado. O partido ainda cita que as ações judiciais contra o jornalista terão como base os crimes contra a honra e as diretrizes do Marco Civil da Internet, legislação que regulamenta o uso da internet no Brasil, inclusive no que diz respeito à responsabilidade por conteúdos publicados.
A nota oficial termina com tom contundente: “A tentativa de manchar a reputação de representantes do povo não ficará impune. Mentiras não prevalecerão.”
Até o momento, Olavo Dutra não se manifestou publicamente sobre o anúncio do processo, no entanto retirou a matéria do seu portal e de suas redes sociais, onde explicou o motivo da retirada, assumindo que errou. No entanto, o “estrago estava feito”, confidenciou um petista que enviou a nota à redação do EPOL.
A ação do PT acontece em um momento de intensificação dos debates sobre os limites entre liberdade de imprensa e responsabilização por notícias falsas ou sem comprovação. Juristas e entidades ligadas ao jornalismo devem acompanhar o caso com atenção, uma vez que ele pode abrir precedentes sobre a responsabilização de profissionais da imprensa em tempos de desinformação digital.
Fonte: Estado do Pará On-line e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/07/2025/07:00:42
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com