No Pará, primeiro dia do Enem 2025 ocorre com tranquilidade em mais de 80 municípios

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | As ações foram coordenadas pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A articulação das forças de segurança e órgãos parceiros garantiu a normalidade no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (9), em 86 municípios do Pará. As ações foram coordenadas pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Com efetivo de mais de 4 mil agentes de segurança pública, atuando de forma integrada, a Operação Enem 2025 garantiu a segurança na escolta do transporte das provas, no entorno dos locais e na organização do trânsito nas principais vias de acesso às instituições onde as provas foram aplicadas. Durante as ações, duas ocorrências foram registradas pela Polícia Civil: uma tentativa de fraude em concurso público e outro fato atípico com um celular encontrado no banheiro de uma escola.

Dentro do planejamento – Segundo o secretário-adjunto de Operações da Segup, coronel PM Ed-Lin Anselmo, as ações obtiveram o êxito planejado, sem grandes intercorrências desde as escoltas de malotes até os locais de provas, e durante todo o monitoramento.

Segundo o coronel PM Ed-Lin Anselmo, “o primeiro dia de aplicação da prova do Enem, que dessa vez, em razão da COP30, foi realizado em 86 municípios do interior do Estado, ocorreu dentro do esperado com as escoltas, o policiamento ostensivo e o monitoramento. Estamos finalizando as escoltas reversas e, até o momento, tudo com tranquilidade. As ocorrências registradas no âmbito da segurança foram relacionados a celulares encontrados, um com um candidato e outro dentro de um banheiro, e todas as providências foram adotadas imediatamente. A atuação garantiu uma boa prova para quem se inscreveu, e um turno tranquilo também para os agentes que estavam aptos para atender a qualquer demanda”.

Ocorrências – Os agentes registraram uma tentativa de fraude em concurso pública em uma escola no município de Cametá (Região de Integração Tocantins, no nordeste), após um aluno ser identificado com um celular no bolso, e o porta-objetos que havia sido lacrado já violado, contendo apenas a capa do aparelho. O candidato foi imediatamente eliminado do certame, e o fato registrado em ata pela coordenação local. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso.

Outra ocorrência foi registrada em Uruará (Região de Integração Xingu, no oeste), onde um celular foi encontrado no banheiro de uma escola. Os fiscais entregaram o aparelho aos polícias civis, que apuram o fato.

A Polícia Militar foi acionada em uma situação envolvendo perturbação do sossego alheio às proximidades de uma escola no município de Curuçá (Região de Integração Guamá, nordeste paraense). A equipe se deslocou até o local e a situação foi normalizada.

Em relação a ocorrências relacionadas à falta ou oscilações no fornecimento de energia elétrica, foram registradas nove ocorrências em seis municípios: Bragança (nordeste), Soure, São Sebastião da Boa Vista e Oeiras do Pará (no Marajó), Mocajuba (nordeste), Senador José Porfírio (oeste) e Santa Izabel do Pará (Região Metropolitana de Belém). Todas as situações foram resolvidas sem prejuízo à realização do Enem.

A operação foi finalizada à noite, com a escolta reversa dos malotes de provas para as centrais de segurança, de onde serão encaminhadas para São Paulo (SP), onde são corrigidas.

Fonte: Agência Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/11/2025/09:16:38

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes