Chance de La Niña fraca ocorrer nos próximos 3 meses é de 55%, diz OMM
O La Niña ocorre quando há o resfriamento da faixa Equatorial Central e Centro-Leste do Oceano Pacífico. Ele é estabelecido quando há uma diminuição igual ou maior a 0,5°C nas águas do oceano. O fenômeno acontece a cada 3 ou 5 anos. — Foto: RAMMB/CIRA
Atualização indica que fenômeno está em fase limítrofe desde novembro; mesmo com efeito de resfriamento, temperaturas acima da média devem persistir em várias regiões do mundo.
A Organização Meteorológica Mundial (WMO) avalia que há 55% de probabilidade de o fenômeno La Niña fraca se consolidar entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026. A projeção consta na atualização divulgada nesta quinta-feira (4). De acordo com a entidade, indicadores oceânicos e atmosféricos já mostravam condições de “quase La Niña” em meados de novembro.
O QUE É A LA NIÑA? – O La Niña ocorre quando há o resfriamento da faixa Equatorial Central e Centro-Leste do Oceano Pacífico. Ele é estabelecido quando há uma diminuição igual ou maior a 0,5°C nas águas do oceano.
No geral, o fenômeno acontece a cada 3 ou 5 anos. Apesar disso, a mais recente ocorrência – fraca e de curta duração – se deu neste ano, com o fim decretado em abril pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa).
Para o Brasil, os efeitos clássicos do La Niña são:
- Aumento de chuvas no Norte e no Nordeste;
- Semanas atípicas de frio no Sudeste;
- Tempo mais seco no Sul.
Segundo a WMO, mesmo com o efeito temporário de resfriamento global, muitas áreas ainda devem registrar temperaturas acima da média entre dezembro e fevereiro. Para março e abril, a previsão indica retorno gradual à neutralidade, com probabilidade entre 65% e 75%. A chance de El Niño é considerada muito baixa.
A WMO reforça que os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais devem continuar monitorando a evolução do fenômeno. A organização lembra ainda que eventos naturais como El Niño e La Niña ocorrem em um cenário de aquecimento global causado pelo homem, que intensifica extremos climáticos e influencia padrões de chuva e temperatura.
O boletim também incorpora análises de outras variabilidades climáticas, como a Oscilação do Atlântico Norte, a Oscilação do Ártico e o Dipolo do Oceano Índico, além de tendências de temperatura e precipitação para os próximos meses.
Para dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, a WMO prevê que a maior parte do hemisfério Norte e amplas áreas do hemisfério Sul devem registrar temperaturas acima do normal, enquanto o comportamento das chuvas deve seguir o padrão típico de uma La Niña fraca.
El Niño X La Niña
O El Niño é a fase positiva do fenômeno chamado El Niño Oscilação Sul (ENOS). Quando ele está em atuação, o calor é reforçado no verão e o inverno é menos rigoroso no Brasil. Isso ocorre porque ele dificulta o avanço de frentes frias no país, fazendo com que as quedas sejam mais sutis e mais breves.
Em resumo, o fenômeno causa secas no Norte e Nordeste do país (chuvas abaixo da média), principalmente nas regiões mais equatoriais, e provoca chuvas excessivas no Sul e no Sudeste.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/f/P/slASVXReCQ0h9AxU7Zrw/luisa-rivas.png)
El Niño e La Niña — Foto: Arte g1/Luisa Rivas
Fonte: g1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/12/2025/08:19:31
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



