Escolha do Curupira como mascote da COP 30 gera embate entre Nikolas e Helder

image_pdfimage_print

(Foto: Reprodução) – A escolha do personagem folclórico foi anunciada pelo Itamaraty e pelo governo federal como uma forma de valorizar a cultura brasileira e promover a mensagem de preservação ambiental

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (2), para ironizar a escolha do Curupira como mascote oficial da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em Belém, no Pará, em 2025. “Excelente escolha pra representar o Brasil e nossas florestas: anda pra trás e pega fogo”, escreveu o parlamentar em sua conta no X (antigo Twitter).

A declaração gerou reação do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que respondeu de forma indireta. Sem mencionar o nome de Nikolas, Barbalho afirmou, também no X, que “quem anda pra trás é quem não reconhece a cultura e o folclore do nosso país”. O governador reforçou que o Curupira seguirá como símbolo do evento, destacando seu papel como “protetor das florestas”.

A escolha do personagem folclórico foi anunciada pelo Itamaraty e pelo governo federal como uma forma de valorizar a cultura brasileira e promover a mensagem de preservação ambiental. O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, afirmou em comunicado que a proteção das florestas será uma das pautas centrais da conferência.

Presente na tradição oral de vários estados da Amazônia, o Curupira é retratado como um ser místico com cabelos vermelhos e pés virados para trás, que engana caçadores e protege a mata e os animais. A escolha do mascote pretende dialogar com o tema central da COP30 e reforçar o compromisso do Brasil com a defesa ambiental e os saberes tradicionais.

 

Fonte: Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/07/2025/14:30:47

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: