Ferramenta com IA será capaz de traduzir os sons de cães e gatos em linguagem humana

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | O mecanismo analisará os comportamentos, os sons vocais e os sinais fisiológicos nos animais de estimação.

Quem tem um animal de estimação já deve ter vivenciado uma cena em que o cachorro de estimação olhou para alguns lados, reproduziu uma expressão diferente como se quisesse comunicar alguma coisa, mas mesmo assim o tutor não conseguiu decifrar o que ele queria. Com o tempo, alguns tutores adquirem a habilidade para compreender seus animais de estimação.

Porém, como nem todos os humanos possuem essa habilidade, a Baidu, uma empresa de tecnologia e proprietária do maior mecanismo de buscas online da China, está trabalhando para democratizar a compreensão e facilitar esse processo no contato com os pets no dia a dia.

O sistema já está sendo pensado para funcionar com a ajuda de Inteligência Artificial (IA), que terá a função de coletar dados dos animais, como comportamentos, sons vocais e sinais fisiológicos. Para chegar nos resultados, será realizada uma análise com tecnologia de IA projetada para reconhecer o estado emocional do animal e, após essa etapa, os dados serão processados e combinados.

Com a pesquisa ainda em fase de finalização, muitos usuários das mídias sociais na China, onde a ferramenta será utilizada pela primeira vez, mostraram-se muito animados com a novidade. Já outros ficaram mais cautelosos e preferem esperar para ver se o aplicativo conseguirá realmente conciliar os dois mundos, o humano e o animal.

Fora da China, pesquisadores ao redor do mundo também estão investindo em tecnologias para entender a linguagem dos animais. A Iniciativa de Tradução de Cetáceos (Projeto CETI), por exemplo, utiliza inteligência artificial e análise estatística desde 2020 para estudar a comunicação das baleias cachalotes.

Outro exemplo é o Earth Species Project, organização sem fins lucrativos fundada em 2017 e apoiada por nomes como Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn. O grupo também aposta em IA para tentar decodificar como diferentes espécies animais se comunicam.

Fonte: O liberal/Jornal Folha do Progresso  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 13/05/2025/07:49:42

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: