MPPA denuncia vereador de Rurópolis por violência doméstica contra companheira

image_pdfimage_print

(Foto: Marcello Casal Jr) – O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Itaituba, ofereceu denúncia criminal contra um vereador do município de Rurópolis, no sudoeste do estado, acusado de agredir fisicamente sua companheira em dezembro de 2024.

De acordo com as investigações, o parlamentar teria cometido a agressão no dia 13 de dezembro de 2024, dentro do próprio veículo. A vítima relatou que teve os cabelos puxados, os braços apertados com força e o celular destruído pelo agressor.

A denúncia, formalizada pelo promotor de Justiça Diego Lima Azevedo, enquadra o acusado nos crimes de lesão corporal leve em concurso material com dano qualificado, ambos no contexto de violência doméstica e familiar, conforme previsto na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). O MPPA requereu que o caso seja recebido pela Vara Criminal de Itaituba.

Compromisso com os direitos das mulheres

Ao comentar a denúncia, o promotor Diego Azevedo reforçou o compromisso do Ministério Público no combate à violência de gênero. “Essa atuação reafirma nosso dever institucional de enfrentar a violência contra a mulher, conforme os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no sistema interamericano de direitos humanos”, afirmou.

A denúncia ocorre durante o Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. A cor lilás simboliza a luta feminina por respeito, igualdade e o direito a uma vida livre de violência.

O promotor também relembrou o emblemático caso Márcia Barbosa vs. Brasil, julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, no qual o país foi responsabilizado por falhas na apuração e punição de um crime de feminicídio. O episódio se tornou um marco na exigência de ações efetivas do Estado para prevenir, coibir e punir a violência contra mulheres.

A denúncia contra o vereador ocorre num momento em que o tema ganha repercussão nacional, após a divulgação de imagens que mostram uma mulher sendo brutalmente agredida com mais de 60 socos por seu companheiro dentro de um elevador, em Natal (RN).

Com informações da Ascom – Promotoria de Justiça de Itaituba – PA

 

Fonte: Agência Brasil e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/08/2025/16:59:27

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: