Operação contra o Comando Vermelho prende 31 suspeitos na Bahia
Foto Reprodução| Os alvos operação são suspeitos de crimes como homicídios e tráfico de drogas em Salvador e outras cidades da Bahia.
Uma operação da Polícia Civil da Bahia contra integrantes da facção criminosa Comando Vermelho resultou na prisão de 31 suspeitos na manhã desta terça-feira (4).
A Operação Freedom tem como o objetivo de desarticular os núcleos armado e financeiro do Comando Vermelho no estado, com cumprimento 90 ordens judiciais. Até as 7h desta terça, haviam sido cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e 31 de prisão na Bahia e do Ceará.
Nenhuma pessoa foi morta.
Os alvos operação são suspeitos de crimes como homicídios e tráfico de drogas em Salvador e outras cidades da Bahia. Os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana, informa a Polícia Civil.
Em Salvador, as ações se concentram nos bairros da Liberdade, Pernambués, Narandiba, Uruguai e Areia Branca, todas aéreas de atuação do Comando Vermelho. A operação também busca suspeitos nos municípios de Aratuípe e Ilhéus, na Bahia, e Eusébio, no Ceará.
A Justiça ainda determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas ao grupo investigado.
Mais de 400 policiais civis e militares participam da operação, cujo objetivo é enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos usados para sustentar o domínio territorial e a prática de homicídios.
A operação conta com o apoio da Polícia Civil do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da Bahia, que reúne forças de segurança federais e estaduais na Bahia.
Na semana passada, uma operação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro que deixou ao menos 121 mortos na última terça-feira (28) e foi a mais letal da história do Brasil.
A Operação Contenção indicou a existência de um esquema de intercâmbio e de proteção entre o Comando Vermelho e os líderes de suas bases em estados do Norte e Nordeste que estavam no Rio de Janeiro.
A facção criminosa atua em ao menos 22 estados brasileiros, aponta o Relatório do Mapa de Orcrim (Organizações Criminosas) 2024, elaborado pelo Ministério da Justiça e divulgado em setembro do ano passado. O mesmo relatório revelou que ao menos 21 facções criminosas atuam na Bahia.
O Comando Vermelho se estabeleceu no estado a partir de 2020. As investigações apontam que este foi o ano em que o grupo criminoso do Rio de Janeiro absorveu a facção local Comando da Paz.
A aliança abriu novas rotas para a aquisição de drogas e armas no estado e acirrou a violência na disputa por territórios em bairros periféricos de Salvador e do interior, inclusive em municípios de pequeno porte.
A Bahia é líder em letalidade policial dentre os estados brasileiros em números absolutos. Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram que, entre janeiro e setembro, foram 1.252 mortes por ação policial.
O governo Jerônimo Rodrigues (PT) estipulou como meta reduzir em 10% por semestre os indicadores de mortes decorrentes de ações policiais ao longo de três anos.
Fonte: DOL e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/11/2025/14:48:15
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



