PF cumpre mandados em Belém durante operação contra o prefeito de Macapá (AP)

image_pdfimage_print

Rogério Lameira/Foto:Prefeitura de Macapá | Antônio Paulo de Oliveira Furlan é suspeito de irregularidades no processo de construção do Hospital Geral Municipal da capital amapaense

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3) uma operação para apurar suspeitas de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro relacionados à construção do Hospital Geral Municipal de Macapá (AP). Além da capital amapaense, agentes da PF cumprem mandados em Belém (PA). Um dos alvos da investigação é o prefeito da cidade amapaense, Antônio Paulo de Oliveira Furlan (MDB).

Ao todo, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, sendo 11 em Macapá e dois em Belém (PA).

De acordo com as investigações, um esquema criminoso envolvendo agentes públicos e empresários tinha como objetivo direcionar a licitação do projeto de engenharia e execução da obra do hospital. O contrato, avaliado em R$ 69,3 milhões, foi assinado em maio de 2024.

“O grupo utilizava mecanismos de dissimulação patrimonial, incluindo entregas físicas de numerário e movimentações bancárias para ocultar a origem ilícita dos valores”, informou a PF.

Durante uma visita às obras do hospital, no mês passado, o prefeito Furlan se envolveu em uma confusão com jornalistas ao ser questionado sobre a demora para conclusão do empreendimento. Em vídeo, ele aparece agarrando o pescoço de um integrante da equipe de reportagem.

A PF também identificou indícios de desvio de verbas da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá. Segundo os investigadores, um dos suspeitos teria realizado saques que somam aproximadamente R$ 9 milhões em espécie.
Crimes investigados

Os envolvidos podem responder pelos crimes de:

corrupção passiva,
    corrupção ativa,
    peculato,
    lavagem de dinheiro,
    fraude em licitação.

 

Fonte:TV Globo/Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/09/2025/11:14:22

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: