Polícia prende três suspeitos de envolvimento no assassinato de agricultor na mesma região de Dorothy Stang no PA

image_pdfimage_print

Agricultor Ronilson de Jesus Santos era liderança em assentamento agrário em Anapu, no Pará. — Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Agricultor e liderança rural Ronildo de Jesus Santos, de 52 anos, foi morto com tiros na cabeça na sexta-feira (18), por motivação ligada a conflitos de terra.
Leia mais>Agricultor morto na mesma região que Dorothy Stang no PA liderava assentamento com 120 famílias e denunciava invasões
Agricultor denunciava invasões em vídeos gravados dias antes de ser morto no Pará

A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (23), três suspeitos de envolvimento no assassinato do agricultor e liderança rural em Anapu, no sudoeste do Pará.

Ronildo de Jesus Santos, de 52 anos, foi morto com tiros na cabeça, na sexta-feira (18), na mesma região em que a missionária norte-americana Dorothy Stang foi assassinada em 2005 – também pelo mesmo motivo: conflitos de terra.

Segundo as autoridades, buscas estão sendo feitas para localizar uma quarta pessoa envolvida na morte de Ronildo. O caso segue sob investigação e em sigilo pela Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) de Altamira, município vizinho a Anapu.

Ronilson era liderança do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PSD) Virola-Jatobá e também dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf Brasil), onde atuava na luta pela reforma agrária no Pará.

Na sexta-feira (18), o agricultor estava sozinho em casa quando pistoleiros chegaram. Os tiros atingiram a cabeça da vítima, que morreu no local. Por volta das 14h20 do mesmo dia, o corpo de Ronilson Santos foi encontrado no quintal da casa no bairro Alto Bonito. O corpo foi enterrado no domingo (20) no cemitério público municipal de Anapu.

Dias antes da execução, o agricultor denunciava invasões por madeireiros e pistoleiros na área ocupada por 120 famílias do assentamento. No último dia 14, Ronilson gravou um vídeo denunciando a invasão de madeireiros e pistoleiros na região, o que possivelmente motivou o crime, segundo as investigações.

Fonte:Por g1 Pará — Belém/Jornal Folha do Progresso  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/04/2025/09:30:51

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: