Riscos e Perigos: saiba como evitar acidentes elétricos ao utilizar máquinas de lavar
Foto: Ilustrativa | Equatorial Pará orienta população com dicas de segurança para que acidentes graves e até fatais sejam evitados.
A Equatorial Pará alerta para os riscos e perigos de mexer com a energia elétrica, especialmente dentro das residências. Por isso, a distribuidora alerta para a utilização de máquinas de lavar, que é um dos aparelhos que mais causa acidentes dentro de casa, pois o seu uso envolve, também, a água, que é uma condutora de energia
Entre as principais recomendações destacam-se: não usar o aparelho descalço ou com o corpo molhado. Além disso, é fundamental garantir o aterramento adequado da fiação doméstica, evitar o uso de ‘Ts’, benjamins, fios desencapados e extensões improvisadas, e sempre optar por equipamentos certificados.
De acordo com o executivo de Segurança da Equatorial Pará, Elton Lucena, é importante adotar precauções no uso de aparelhos eletrônicos em ambientes úmidos. Ele destaca que a água, sendo uma boa condutora de eletricidade, pode aumentar significativamente os riscos de acidentes.
> “É fundamental nunca manusear aparelhos elétricos com o corpo molhado. Ao utilizar a máquina de lavar, não coloque as mãos dentro enquanto ela estiver ligada à tomada ou em uso, pois sendo um equipamento elétrico que tem contato direto com a água, pode aumentar a probabilidade de um choque”, orienta Elton.
Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, a Equatorial Pará orienta que a primeira medida seja desligar o disjuntor ou a chave geral e, em seguida, buscar auxílio médico ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o SAMU (192). Para ocorrências envolvendo a rede elétrica nas vias públicas, é importante manter a distância do local e comunicar imediatamente a distribuidora por meio da Central de Atendimento da Equatorial Pará, pelo número 0800 091 0196.
Fonte: Equatorial Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 31/03/2025/15:10:01
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com