Tribunal internacional julga Brasil por morte de 96 bebês no RJ
Foto: Reprodução | As famílias denunciam negligência, falta de higiene e práticas sanitárias inadequadas
A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) iniciou nesta sexta-feira (26) o julgamento do Brasil pelas mortes de 96 bebês em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, entre 1996 e 1997, na Clínica Pediátrica da Região dos Lagos (Clipel), que recebia recursos do SUS.
As famílias denunciam negligência, falta de higiene e práticas sanitárias inadequadas. Um laudo da Fiocruz concluiu que a alta mortalidade só poderia ser explicada por contaminação hospitalar. Muitos bebês, nascidos sem problemas graves, foram internados na UTI e vieram a falecer.
Investigações anteriores não resultaram em responsabilização. Processos administrativos e judiciais apontaram falhas, mas médicos e diretores da clínica foram absolvidos, e tentativas de reparação pelas famílias foram rejeitadas.
A comissão que levou o caso à CIDH afirma que o Estado falhou em investigar e julgar adequadamente, ignorando vulnerabilidades das mães e questões raciais. Segundo o grupo, o episódio violou os direitos das crianças e causou sofrimento moral e psicológico às famílias.
Fonte: Metrópoles e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/09/2025/14:31:03
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com