VÍDEO – “Quanto mais apanha, mais a mulher gosta do homem”, diz vereador
O vereador José Carlos Santos, conhecido como Bebe Água (MDB), da Câmara Municipal de Capela, Sergipe | Foto: Reprodução
Em um discurso que chocou a população e reverberou negativamente nas redes sociais, o vereador José Carlos Santos, conhecido como Bebe Água (MDB), da Câmara Municipal de Capela, Sergipe, protagonizou um momento de absoluto desrespeito e insensibilidade durante a sessão realizada na última terça-feira (20). Ao comentar desavenças no meio político, o parlamentar lançou mão de uma analogia inaceitável, comparando a dinâmica política à violência doméstica.
Com uma declaração que escancara preconceito e ignorância, Bebe Água afirmou: “É a mesma história, quanto mais apanha, é que a mulher mais gosta do homem… É a verdade, é a vida”.
A fala, carregada de machismo e banalização da violência contra a mulher, é não apenas ofensiva, mas perigosa. Em um país onde a violência doméstica é uma epidemia — com mais de 1,6 mil casos de feminicídio registrados apenas em 2024, segundo dados preliminares do Fórum Brasileiro de Segurança Pública —, as palavras do vereador são um desserviço à luta pela igualdade de gênero e à proteção das vítimas.
Normalizar a violência com tamanha leviandade, ainda mais em um espaço público e de representação política, é um atentado contra os direitos humanos e a dignidade das mulheres.
A tentativa da Câmara Municipal de Capela de amenizar o estrago com uma nota pública soa como uma manobra tímida e insuficiente. O presidente da Casa, José Carlos Lopes, limitou-se a dizer que a instituição “respeita a liberdade de expressão”, mas não endossa falas desrespeitosas ou que normalizem a violência.
Ora, a liberdade de expressão não pode ser escudo para discursos que perpetuam a cultura de violência e misoginia. A nota, longe de condenar veementemente a atitude do vereador, parece mais uma formalidade para apaziguar a revolta popular.
Irresponsável
É inadmissível que, em 2025, um representante eleito ainda se valha de narrativas que reforçam estereótipos machistas e desumanizam as vítimas de violência. Bebe Água não apenas demonstrou total desconexão com a realidade e a gravidade do tema, mas também expôs a necessidade urgente de uma reflexão sobre a qualidade dos representantes que ocupam cargos públicos.
A sociedade capelense e sergipana merece mais do que desculpas protocolares: é preciso que o vereador seja responsabilizado por suas palavras e que a Câmara tome medidas concretas, como a abertura de um processo ético-disciplinar, para sinalizar que tais posturas não serão toleradas.
A fala desastrosa de Bebe Água é a constatação de que a luta contra a violência de gênero ainda enfrenta barreiras impostas por aqueles que, em vez de combatê-la, optam por reforçá-la com discursos irresponsáveis.
A FALA DO EDIL:
Fonte: Ver-o-fato/Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/05/2025/08:54:48
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com