Estudante da rede pública paraense conquista medalha na Olimpíada Nacional de Química para Meninas 2025

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto Reprodução| Jéssica Mara Veloso de Aguiar, da Escola Estadual Jarbas Passarinho, conquistou a medalha de bronze na edição deste ano do evento, do qual participou pela primeira vez

A aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, localizada em Belém, Jéssica Mara Veloso de Aguiar, conquistou a medalha de bronze na edição deste ano da Olimpíada Nacional de Química para Meninas, o “Quimeninas 2025”.

A jovem representou o Pará entre as medalhistas da região Norte, levando orgulho à rede pública estadual de ensino. Promovida em âmbito nacional, a Quimeninas tem como objetivo estimular o interesse de meninas do Ensino Fundamental e Médio pela Química, ampliando a participação feminina nas ciências exatas e naturais. A iniciativa busca romper barreiras de gênero e inspirar novas gerações de pesquisadoras e cientistas brasileiras.

A olimpíada é um espaço de representatividade e empoderamento que valoriza o raciocínio científico, criatividade e dedicação das estudantes. A programação ocorreu de forma on-line e gratuita, e aplicou provas acessíveis, certificados de participação e medalhas nas categorias ouro, prata e bronze. As medalhistas também garantem vaga na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2026.

Jéssica conta como foi o seu processo de preparação e o sentimento de felicidade pelo prêmio já ter vindo em sua primeira participação.

“O processo de preparação para essa Olimpíada veio muito antes, desde quando eu participei da ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), no sétimo ano. E aí quando fiquei sabendo que teria uma Olimpíada só para meninas e que eu poderia fazer, a partir do nono ano, comecei a me preparar, vendo alguns conteúdos de química, conceitos bem básicos de Química que eu tinha aprendido até mesmo na sexta série. Desde então, eu vim estudando, preparando, tendo apoio dos meus professores, da direção da escola, que deixava eu ter alguns momentos de estudo lá, com o auxílio dos meus professores, pessoas de química, física, matemática, ciências, além da preparação em casa. No dia da prova, foi uma prova assim, que eu digo, foi difícil, mas fiz uma ótima prova. E quando saiu o resultado, eu vi lá a medalha de bronze regional. É o meu primeiro ano fazendo essa Olimpíada e conquistar uma medalha é uma honra, porque vai muito além de uma premiação, isso é um sentimento, porque é um sentimento muito bom de ver que tudo que eu fiz, que me preparei, que estudei, me dediquei, passei horas e horas estudando, batendo cabeça, virou uma premiação”, relatou a aluna.

Sobre o Quimeninas – É uma competição a nível nacional voltada para alunas do 9º ano do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio de todo o Brasil. O projeto visa incentivar meninas para carreiras científicas, despertando o interesse pela química e promovendo a igualdade de gênero nas ciências.

A iniciativa é da Coordenação Nacional do Programa Nacional de Olimpíadas de Química (PNOQ), com apoio da Associação Brasileira de Química (ABQ), do Sistema Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química (CFQ/CRQ) e do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), a Olimpíada Nacional Feminina de Química – Quimeninas.

Novo Projeto - 2025-11-04T141949.143

Fonte: Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/11/2025/14:20:42

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes