Alpinista russa é “deixada para morrer” após quebrar a perna em montanha na Ásia
(Foto: Reprodução) – Natalia Nagovitsyna, de 47 anos, fazia uma expedição pelo Quirguistão
A alpinista russa Natalia Nagovitsyna, de 47 anos, morreu ao aguardar resgate por mais de dez dias em uma trilha pelos picos nevados do Quirguistão, próxima à cadeia de montanhas em que fica o Monte Everest. Segundo informações da agência turca Anadolu, ela teria quebrado a perna no último dia 12, e esperava ajuda.
Sua dupla, Roman Mokrinsky, que a acompanhava na descida do Pico da Vitória, que tem 7.439 metros de altitude, seguiu viagem sem ela e procurou ajuda junto aos meios governamentais e a conhecidos que estavam escalando na região.
Após várias tentativas de buscas, um novo resgate foi marcado para terça-feira (26). No entanto, a operação precisou ser cancelada devido ao mau tempo, que registrava -30 °C no local e tempestades de vento de quase 100 km/h.
No mesmo dia em que a operação de buscas foi cancelada, um operador de drone publicou um vídeo de Natalia acenando para a câmera de dentro de uma barraca. Mas, nesta quarta-feira (27), segundo um comunicado das autoridades de segurança do país enviado à rede de televisão CBS, um drone com câmeras térmicas não detectou sinais de calor na região, constatando a morte de Natália.
Foram 11 dias entre o acidente da alpinista e a constatação do óbito. E, de acordo com Dmitry Sinitsyn, que participou do resgate, as diversas tentativas terminaram em tragédia. Dois amigos que faziam trilhas próximo tentaram ajudá-la. Um deles, Lucas Sinegalia, morreu após sofrer graves queimaduras de frio e um possível edema cerebral.
Um dia após a morte de Lucas, um helicóptero voou até a base do pico, onde alguns alpinistas esperavam, e precisou fazer um pouso forçado em meio aos acúmulos de neve, tendo ficado, inclusive, de cabeça para baixo no solo. Dmitry contou ainda que o marido de Natalia, que não teve o nome divulgado, morreu na mesma montanha durante uma escalada em 2021.
Fonte: Portal Terra e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/08/2025/15:11:19
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com