FAB transporta corpos de estudantes e motorista da UFPA vítimas de acidente em Goiás

Três estudantes e um motorista da UFPA vítimas de acidente serão sepultados em cidades paraenses. Haverá homenagem póstuma às vítimas na universidade em Belém.

Os quatro corpos das vítimas da Universidade Federal do Pará (UFPA) que morreram em um acidente na BR-153 saíram de Goiás em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta sexta-feira (18). A previsão é que cheguem a capital paraense às 12h30, na Base Área de Belém.

Uma homenagem póstuma seráfeita pela Universidade nesta sexta. As vítimas da UFPA que morreram no acidente são:

Ana Letícia Araújo Cordeiro, aluna de pedagogia, que será sepultada em Belém

Leandro Souza Dias, estudante de farmácia – que deve ser sepultado em Belém

Welfesom Campos Alves, estudante de Produção e Multimídia – será sepultado em Limoeiro do Ajuru, no Marajó, onde mora a família

Ademilson Militão de Oliveira, motorista da UFPA que será enterrado em Altamira

“A pedido dos familiares, a cerimônia de despedida dos estudantes será realizada no Auditório Setorial Básico do Campus Guamá [Belém]. A cerimônia de despedida do motorista da UFPA será no Campus da UFPA em Altamira, no Auditório Petroni Gurardelli”, informou a instituição.

Vítimas do acidente em Goiás — Foto: Redes Sociais
Vítimas do acidente em Goiás — Foto: Redes Sociais

Eles integravam um comboio de dois micro-ônibus e dois ônibus que saiu do campus Belém com cerca de 140 estudantes da UFPA rumo ao 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), em Goiânia.

Acidente entre micro-ônibus e caminhão na BR-153, em Porangatu — Foto: — Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiro
Acidente entre micro-ônibus e caminhão na BR-153, em Porangatu — Foto: — Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiro

A viagem foi interrompida quando um ônibus e um micro-ônibus foram atingidos por uma carreta na rodovia na manhã de quarta-feira (16) em Porangatu. As quatro vítimas da UFPA que morreram estavam no micro-ônibus: os três estudantes e o motorista. O caminhoneiro, Keyne Laurentino de Oliveira, que conduzia a carreta, também morreu.

Um dos ônibus atingidos por caminhão em acidente em Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Estudantes também ficaram feridos e foram levados para hospitais da região, a maioria já recebeu alta. Nesta sexta-feira (18), duas pessoas seguem internadas em Goiás e outras duas no Tocatins.

Segundo o reitor da UFPA, Gilmar Pereira, a universidade vai custear a transferência de parentes do Pará até Goiás, para que os familiares possam acompanhar a recuperação dos alunos que permanecem internadas em estado grave.

Um perito do Pará chegou na noite de quinta a Goiânia com procurações para que os corpos fossem liberados e transportados juntos. Após a liberação, “foram levados pelas funerárias para a preparação para traslado e enterro”, segundo a Polícia Científica.

Última foto

Os estudantes que morreram fizeram o que seria a última foto juntos momentos antes do trágico acidente. Ao lado do micro-ônibus que integrava o comboio, os três e demais alunos que iam viajar no veículo posaram para uma foto, segurando bandeiras de movimentos estudantis.

Estudantes da UFPA que sofreram acidente posaram junto em foto antes da viagem do PA para GO — Foto: Redes sociais/Reprodução
Estudantes da UFPA que sofreram acidente posaram junto em foto antes da viagem do PA para GO — Foto: Redes sociais/Reprodução

A imagem foi postada por uma das alunas na terça-feira (15) e foi feita ainda na segunda(14) antes do início da viagem. Ela estava no micro-ônibus onde três estudantes morreram e ligou para família na manhã desta quarta para informar que estava ferida, mas fora de risco.

Acidente na BR-153 em Goiás — Foto: Arte g1

Acidente na BR-153 em Goiás — Foto: Arte g1

O presidente Lula, o governador de Goiás e instituições de ensino do Pará também se manifestaram. A UFPA decretou luto de três dias e está priorizando atendimento às famílias das vítimas que procuram o Campus Belém em busca de informações.

A suspeita inicial é que a carreta teria invadido a contramão e colidido frontalmente com o primeiro ônibus do comboio, que transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. O outro ônibus também acabou se envolvendo, mas sem feridos. A perícia deve confirmar as circunstâncias da batida.

LEIA MAIS

Fonte:  g1 PA/Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/07/2025/09:30:53

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com