Fernanda Torres recebe maior honraria por mérito cultural do Brasil
Lula e Fernanda Torres na Ordem do Mérito Cultural (OMC). (Foto:Ricardo Stuckert / PR).
Cerimônia da Ordem do Mérito Cultural marca retomada da principal honraria do setor após quatro anos de suspensã
A atriz Fernanda Torres foi uma das personalidades homenageadas nesta terça-feira (20) com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior condecoração pública concedida a indivíduos e instituições que contribuíram de forma relevante para a cultura brasileira. A cerimônia ocorreu no Rio de Janeiro e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que entregou pessoalmente as distinções.
Suspensa desde 2019, a OMC foi retomada neste ano com uma edição que destacou a diversidade cultural do país. Ao todo, 112 personalidades e 14 instituições foram agraciadas. Fernanda Torres recebeu a insígnia Grã-Cruz, o grau mais alto da honraria, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva, da cantora Leci Brandão e do cineasta Walter Salles.
A entrega da medalha a Fernanda Torres também teve um significado especial: a atriz foi homenageada pelo papel de Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. O longa, dirigido por Walter Salles e baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, narra a história da advogada Eunice Paiva, símbolo da resistência à ditadura militar e mãe do autor.
Criada pela Lei nº 8.313, de 1991, e com sua primeira edição realizada em 1995, a OMC visa reconhecer contribuições notáveis à cultura nacional. Em edições anteriores, já foram homenageados nomes como Fernanda Montenegro, Jorge Amado e Cartola.
A cerimônia deste ano contemplou expressões culturais de todas as regiões do país, abrangendo áreas como música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, cultura indígena e digital. O Ministério da Cultura também aproveitou a ocasião para celebrar os 40 anos de criação da pasta, com o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”.
Fonte:Hannah Franco | Especial em O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/05/2025/07:21:37
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com