Hamas diz que há ‘otimismo’ entre as duas partes para cessar-fogo em Gaza
Sol se põe em Gaza em meio à destruição do território após ataques de Israel. — Foto: Jack GUEZ / AFP
Mais cedo, Taher afirmou que negociadores de seu grupo e Israel trocaram listas de prisioneiros e reféns que seriam libertados caso um acordo fosse alcançado durante as negociações de cessar-fogo.
Logo após o anúncio da troca da lista de reféns com Israel, o Hamas afirmou que as negociações no Egito com os israelenses caminha bem e com otimismo para um acordo de cessar-fogo que interrompa a guerra em Gaza.
A fala foi do alto funcionário do grupo, Taher al-Nounou, segundo a AFP.
‘Os mediadores estão fazendo grandes esforços para remover quaisquer obstáculos à implementação do cessar-fogo, e um espírito de otimismo prevalece entre todas as partes’, disse.
Mais cedo, Taher afirmou que negociadores de seu grupo e Israel trocaram listas de prisioneiros e reféns que seriam libertados caso um acordo fosse alcançado durante as negociações de cessar-fogo em Gaza , no Egito.
Segundo a Reuters, al-Nounou também disse que o Hamas expressou otimismo sobre chegar a um acordo, afirmando que o grupo demonstrou a positividade necessária.

As negociações entre as duas partes começaram indiretamente na segunda-feira (6), após o Hamas aceitar a proposta colocada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o conflito no Oriente Médio.
As negociações serão mediadas pelo Egito e terão a participação do enviado especial americano ao Oriente Médio, Steve Witkoff. O genro de Donald Trump, Jared Kushner, que atua como conselheiro informal sênior, também vai participar das conversas.
O Hamas informou que sua delegação é liderada por Khalil al-Hayya, chefe da equipe de negociação do grupo, que foi alvo de uma tentativa de assassinato por Israel no Catar no mês passado. A delegação israelense tem como principal nome o ministro de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, que está a frente dos debates sobre a libertação dos reféns desde o início do ano.
O grupo que controla o enclave palestino disse que suas negociações se concentrarão no primeiro estágio de um cessar-fogo, incluindo a retirada parcial das forças israelenses, bem como a libertação dos reféns mantidos em Gaza, em troca de prisioneiros palestinos mantidos em detenção israelense.
O primeiro passo a ser negociado serão os detalhes técnicos para a libertação dos 48 reféns – 20 vivos e 28 mortos. A proposta americana já foi aceita por Israel, e o Hamas anunciou que concorda em libertar todos os reféns de uma vez, mas fez exigências sobre os demais termos.
A guerra entre Israel e o Hamas já deixou mais de 67 mil mortos do lado palestino e mais de 900 soldados israelenses mortos, além das 1,2 mil vítimas do dia do ataque terrorista.
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com