MEC lança aplicativo gratuito com recursos para auxiliar candidatos do Enem

image_pdfimage_print

Foto:© Getty | O MEC Enem já está disponível nas principais plataforma de aplicativos, como Apple Store e Google Play, e também pode ser acessado em site do Ministério da Educação

O MEC (Ministério da Educação) lançou nesta sexta-feira (10) o aplicativo “MEC Enem – o Simuladão do Enem”, voltado para apoiar os estudantes que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano.

A plataforma foi anunciada em junho pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que previa a entrega para o segundo semestre. “A ideia é lançar neste segundo semestre e entregar para os alunos se prepararem para o Enem”, afirmou o ministro durante visita ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

O aplicativo disponibilizará simulados com questões alternativas por áreas do conhecimento, materiais de reforço, com vídeos e apostilas, além de uma assistente virtual.

A nova ferramenta também possibilitará o envio de mensagens diretas aos usuários, com o objetivo de ter comunicação direta com os usuários.

Além disso, o aplicativo também contará com uma seção voltada à redação. Chamada de “Redação do MEC Enem”, ela oferecerá aos estudantes temas simulados baseados em edições anteriores do exame.

De acordo com o MEC, o estudante deve escrever a redação manualmente, como na versão real do exame, e tirar uma foto do texto. Logo após, a plataforma irá transcrever automaticamente a redação.

Logo após, a inteligência artificial do aplicativo avaliará o texto e fornecerá uma devolutiva ao estudante, com sugestões de melhorias e uma pontuação estimada da redação entregue pelo candidato. Segundo a pasta, esse processo de correção pode durar até 60 segundos.

O MEC Enem já está disponível nas principais plataforma de aplicativos, como Apple Store e Google Play, e também pode ser acessado via navegador – neste link (https://app.mecenem.mec.gov.br/onBoarding).

Para se cadastrar, é necessário o candidato ter o login do gov.br. Após o cadastro, o estudante terá acesso ao menu de funcionalidades do aplicativo.

O Enem 2025 será aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro.

No primeiro domingo de prova, os estudantes terão até cinco horas e 30 minutos para concluir as questões de ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia), linguagens (português, inglês ou espanhol, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação), além da redação.

 

Fonte:  Folhapress e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/10/2025/09:11:38

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: