O Brasileirão de 1987: a polêmica Copa União
Foto de Fotonio 2020 na Unsplash | O Brasileirão de 1987 é uma das competições que geram mais debates até hoje, afinal, o campeão pode ser visto de duas perspectivas, com Flamengo e Sport reivindicando o título.
Muito além da disputa em campo, o Brasileirão de 1987 foi parar nos tribunais, e é motivo de várias opiniões entre os torcedores. Por isso, plataformas com bônus inspiram fãs do futebol ao manter viva essa emoção com as apostas. Pratique o jogo seguro.
Antes de entrar em toda a polêmica de 87, é importante explicar o contexto. A CBF, Confederação Brasileira de Futebol, estava em crise. Com isso, o Clube dos 13 decidiu se unir para criar uma competição.
Assim, surgiu a Copa União, que reuniu os 13 clubes considerados os maiores do país: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Botafogo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio, Internacional e Bahia.
Porém, também acrescentaram o melhor time da temporada de Goiás, Pernambuco e Paraná, que foram: Goiás, Santa Cruz e Coritiba. Com 16 equipes definidas, montaram dois grupos de 8 equipes, com os quatro melhores disputando semifinal e final. O Flamengo foi o campeão do denominado módulo verde.
Paralelo a isso, a CBF também organizou uma competição com outras 16 equipes, no mesmo sistema. O vencedor foi o Sport, nos pênaltis, diante do Guarani. Dessa forma, o Leão se tornou o campeão do chamado módulo amarelo.
Brasileirão de 1987: como foi a confusão?
A CBF organizou o módulo amarelo, enquanto o Clube dos 13 ficou responsável pelo módulo verde. Antes do início das competições, a Confederação Brasileira de Futebol fez uma proposta.
Os dois finalistas de cada módulo fariam um quadrangular final para definir o campeão nacional. Representando o Clube dos 13, Eurico Miranda assinou o documento e firmou o acordo.
As equipes do módulo verde decidiram ignorar o acordo, já que as principais equipes estavam na Copa União. Dessa forma, Flamengo e Internacional se recusaram a jogar o quadrangular, que acabou sendo disputado apenas por Sport e Guarani.
Em campo, o resultado foi um empate por 1 a 1 e uma vitória do Sport por 1 a 0, que comemorou ao ser declarado campeão do Campeonato Brasileiro de 1987. Por outro lado, o Flamengo não abriu mão da conquista e, mesmo sem cumprir o acordo, também se declarou como campeão nacional, gerando muita polêmica.
Sport venceu na justiça
Por anos, o Flamengo buscou na Justiça o reconhecimento como campeão do Brasileirão de 1987, mas não obteve êxito. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal confirmou o Sport como único vencedor daquela edição, restando ao clube carioca somente o título da Copa União.
Reforçando esse entendimento, a FIFA deixou de considerar a conquista Rubro-Negra em seu relatório mais recente, divulgado antes da Copa do Mundo de Clubes. Para a entidade, o Flamengo possui sete títulos do Campeonato Brasileiro, sem a inclusão do de 1987.
Fonte: Topo Ads e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/10/2025/15:00:20
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com