MPF abre investigação para apurar morte de jovem durante operação da Polícia Federal no Pará
Foto: Reprodução | Marcello Vitor Carvalho de Araújo foi morto na manhã desta quarta-feira (8) durante a Operação Eclesiastes
O Ministério Público Federal (MPF)instaurou um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para apurar as circunstâncias da morte de Marcello Vitor Carvalho de Araújo, de 24 anos, ocorrida na manhã desta quarta-feira (8), durante a Operação Eclesiastes, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no bairro do Jurunas, em Belém (PA).
O procedimento foi aberto ainda nesta quarta-feira, com o objetivo de esclarecer os fatos e verificar a conduta dos agentes envolvidos. O MPF requisitou informações à Superintendência Regional da PF no Pará, ao Instituto de Criminalística e ao Instituto Médico Legal (IML), que serão analisadas para subsidiar as investigações.
A decisão tem amparo nas Resoluções nº 181/2017, nº 20/2007 e nº 310/2025 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que tratam do Procedimento Investigatório Criminal, do controle externo da atividade policial e da atuação do Ministério Público em casos de mortes provocadas por agentes de segurança pública.
Marcello foi atingido dentro do apartamento onde morava com a mãe, uma escrivã da Polícia Civil, na rua dos Mundurucus. A PF informou que ele teria reagido à abordagem e tentado desarmar um policial. Já familiares afirmam que o jovem foi morto por engano, e que o verdadeiro alvo da operação era Marcelo Pantoja Rabelo, conhecido como “Marcelo da Sucata”, que foi preso no mesmo imóvel.
A morte causou comoção e indignaçãoentre servidores da segurança pública. Entidades como o Sindpol-PA e a Adepol-PAmanifestaram solidariedade à família e cobraram transparência e responsabilização. O MPF acompanhará o caso para assegurar uma apuração independente e imparcial.
LEIA MAIS:
Filho de escrivã da Polícia Civil morre durante operação da Polícia Federal em Belém (PA)
Alvo da operação seria outro Marcelo’, diz escrivã após filho morrer ao levar tiro da PF
Fonte: Debate Carajas e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/10/2025/14:11:20
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



