Operação Curupira: Equipes atuam em foco de desmatamento em São Félix do Xingu

image_pdfimage_print

(Foto: PMPA) – A Polícia Militar atua na Operação Curupira de forma integrada com os demais órgãos de segurança, em apoio à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), para fiscalização e ações de prevenção dos crimes ambientais.

Dessa maneira, nesta última segunda-feira (7), as equipes receberam a denúncia de um possível foco de exploração de madeira. O local está nas dependências de uma propriedade que tem o Cadastro Ambiental Rural (CAR), localizado a cerca de 144 km da cidade de São Félix do Xingu.

Durante as incursões, foi constatada uma extensa exploração, sobretudo de madeira de castanheira. No geral, não haviam toras depositadas em pátios, portanto, infere-se que os infratores estão fazendo a retirada da madeira logo após a derrubada. Ainda assim, as equipes encontraram alguns segmentos de castanheira totalizando 15,267 m³, os quais foram inutilizados pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Além disso, avistaram-se espécimes com cortes e marcações para a derrubada. No retorno, as equipes pararam em uma residência na qual os moradores indicaram quem poderia ser o responsável pela exploração. Logo, o comboio seguiu para a sede da propriedade indicada para tentar localizar o suspeito. Entretanto, não havia pessoas no local, encontrando-se apenas uma nota fiscal em nome do indivíduo indicado pelos moradores. A área ficará sobre fiscalização e rondas das equipes.

A Operação Curupira se destaca como uma iniciativa necessária no combate contra o desmatamento ilegal e a exploração predatória dos recursos naturais. A atuação integrada das forças de segurança evidencia o comprometimento das autoridades em proteger o meio ambiente e garantir a sustentabilidade da região.

Fonte: PM/PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/07/2025/14:30:30

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: