Operação investiga fraudes na prefeitura de Altamira que podem chegar a R$ 5 milhões em prejuízos, no PA

image_pdfimage_print

PF durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. — Foto: Ascom PF-PA

Cofres públicos foram afetados diretamente por conta dos desvios.

A Polícia Federal (PF) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), pela operação Optimus, que investiga crimes de fraude em licitações na prefeitura de Altamira, no sudoeste do Pará.

De acordo com a corporação, os prejuízos aos cofres públicos podem chegar a R$ 5 milhões — nos períodos investigados: 2021 e 2022.

“O esquema envolvia compra de peças e contratação de serviços para manutenção preventiva e corretiva da frota de veículos das secretarias municipais de Altamira […] O valor pago pelas peças na licitação era desviado para finalidades ilegais”, detalhou a PF.

Agentes em uma das casas investigadas. — Foto: Ascom PF-PA
Agentes em uma das casas investigadas. — Foto: Ascom PF-PA

Para a ação, 28 policiais federais foram mobilizados. Eles realizaram as buscas em quatro alvos diferentes. Todos particulares, na zona urbana de Altamira.

Segundo a PF, foram apreendidos aparelhos eletrônicos e documentos, que serão usados para auxiliar no esclarecimento dos fatos.

“Os oito investigados foram intimados para depoimento na sede da Polícia Federal em Altamira, ainda nesta terça-feira. Até o momento, não houve prisões.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, lavagem de capitais, além de corrupção ativa e passiva, com penas superiores a 20 anos de reclusão.

Sobre o caso, a prefeitura de Altamira esclarece que não foi acionada no âmbito da operação Optimus, da Polícia Federal, e informa que está sempre pronta para contribuir com quaisquer investigações acerca de denúncias, para ajudar a apurar eventuais fatos e responsabilidades.

Fonte: g1 Pará — Belém e Publicado Por:Jornal Folha do Progresso em 23/05/2023/17:11:02

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: