Pará registra mais de 500 colisões de carros contra postes: casos aumentam 19% no 1º trimestre de 2025
Pará registra 500 colisões de carros contra postes: casos aumentam 19% no 1º trimestre de 2025 — Foto: Equatorial/Ascom
O número representa um aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Equatorial Pará divulgado durante a campanha Maio Amarelo, que promove a conscientização sobre segurança no trânsito.
Ao todo, foram 559 ocorrências entre janeiro e março deste ano, contra 468 no mesmo período de 2024.
Os municípios com mais registros são:
Belém: 41 colisões
Parauapebas: 26
Santarém: 25
Redenção: 21
Altamira: 20
De acordo com a distribuidora de energia, os acidentes são provocados, na maioria das vezes, por excesso de velocidade, más condições das vias, uso de celular ao volante, falhas mecânicas, embriaguez e sonolência dos condutores.
Riscos
Além dos danos aos veículos e ao risco de ferimentos ou mortes, as colisões contra postes comprometem a rede elétrica, podendo causar interrupções no fornecimento de energia para residências e comércios, além de gerar riscos de choques e incêndios.
“Além da destruição da estrutura do poste, os cabos energizados podem cair sobre os veículos e causar descargas elétricas. Em outras situações, o contato pode provocar incêndios, o que coloca em risco tanto quem está dentro do carro quanto pedestres e outros motoristas”, explica Elton Lucena, executivo de Segurança da Equatorial Pará.
Segundo Marcelo Costa, gerente do Centro de Operações da Equatorial Pará, o custo mínimo para reposição de um poste e reparos na rede ultrapassa R$ 4 mil — valor que pode ser cobrado do motorista envolvido.
“É fundamental que os condutores redobrem a atenção para evitar esse tipo de ocorrência, que além dos riscos à vida, gera prejuízos e pode ter consequências legais”, destaca o gerente.
Pela legislação, motoristas podem ser responsabilizados judicialmente. O Artigo 927 do Código Civil determina que quem causa danos a terceiros, mesmo que de forma não intencional, é obrigado a repará-los.
O que fazer em caso de acidente
Se um veículo colidir com um poste e houver dano à rede elétrica, a orientação é:
Não se aproximar de fios caídos ou cabos partidos;
Não tocar em pessoas ou objetos em contato com a rede elétrica;
Se estiver dentro do veículo e houver cabos sobre ele, permanecer no carro e aguardar socorro;
Ligar imediatamente para a Central de Atendimento da Equatorial Pará no 0800 091 0196, informando a localização com ponto de referência.
Fonte: g1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/05/2025/07:21:37
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com