PF prende advogados suspeitos de integrar o Comando Vermelho em Manaus
Foto: Reprodução | A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (6), quatro advogados investigados por suspeita de integrar o Comando Vermelho em Manaus, no Amazonas. Além das prisões, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.
De acordo com as investigações, os profissionais seriam responsáveis por realizar a comunicação entre lideranças da facção dentro e fora dos presídios. Segundo a PF, os advogados — que possuem acesso privilegiado ao sistema prisional — atuavam na transmissão de ordens, bilhetes e deliberações estratégicas do grupo criminoso, simulando atos de advocacia para disfarçar as comunicações ilícitas e repasses financeiros.
A Operação Roque, desdobramento da Operação Xeque-Mate, tem como objetivo desarticular o núcleo jurídico e operacional do Comando Vermelho no estado. Ainda conforme a PF, essa estrutura permitia a coordenação de represálias, acordos interestaduais e o repasse de recursos provenientes de atividades ilícitas.
Os mandados foram cumpridos em endereços residenciais e em escritórios dos advogados. Durante a ação, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, mídias digitais, documentos e dinheiro em espécie.
Representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Amazonas acompanharam a operação.
A ação foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.
O grupo atua de forma integrada para fortalecer ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade violenta no estado.
Fonte: Oestadonet e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2025/15:25:50
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



