Presidente Lula está no Pará em visita a aldeias indígenas

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto: Ricardo Stuckert/PR |  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na manhã deste domingo (2) em Santarém, no oeste do Pará, e seguiu direto para a Floresta Nacional do Tapajós (Flona), no município de Belterra, onde participa das gravações de um documentário voltado à COP30, com foco na preservação da Amazônia.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, Lula aparece chegando à aldeia Vista Alegre Capixauã, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, sendo recebido com cânticos e saudações por lideranças indígenas e comunitários da região.

Durante o encontro, marcado por gestos de escuta, respeito e troca de saberes, os anfitriões destacaram a importância da presença do presidente no território.

“É uma honra receber o nosso presidente pela primeira vez. Muito feliz no nosso território, muito feliz a nossa aldeia de recebê-lo. Se sinta seguro no nosso território”, disse uma das lideranças locais.

Acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, da ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, da ministra do Meio Ambiente Marina Silva e da presidente da FUNAI, Joênia Wapichana, Lula anunciou a criação de uma universidade indígena, com sede em Brasília e cursos de extensão em todo o país.

Na área da saúde, o presidente prometeu a construção de um centro de atendimento completo na Aldeia Vista Alegre, com ambulância, profissionais qualificados e estrutura para pequenos procedimentos cirúrgicos.

O presidente também anunciou projetos de energia solar para aldeias que ainda não têm acesso à rede elétrica, e reafirmou que o governo vai acompanhar de perto as demandas por saúde, educação, habitação, energia e demarcação territorial.

A visita terminou com um pacto de acompanhamento das reivindicações apresentadas pelos povos indígenas. O governo promete integrar desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, com respeito aos povos originários da Amazônia.

Fonte: Portal Giro e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/11/2025/09:20:30

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes