Regional do Baixo Amazonas discute os desafios do Serviço Social na Amazônia Paraense
Encontro reuniu profissionais da área e de outras especialidades para compartilhar vivências e ressaltar a importância da atuação dos assistentes sociais para os usuários do SUS
Em alusão ao Dia Nacional do Assistente Social, celebrado em 15 de maio, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), localizado em Santarém, no oeste paraense, promoveu a segunda edição do Encontro de Assistentes Sociais. O evento foi realizado no auditório da unidade hospitalar.
O simpósio reuniu profissionais da área de Serviço Social, além de especialistas de outras áreas da saúde que atuam no HRBA e em instituições parceiras, como a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Com o tema “Serviço Social na Amazônia Paraense”, o encontro teve como objetivo debater os desafios da profissão no contexto regional e destacar a relevância da atuação dos assistentes sociais junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Essa segunda edição foi um sucesso. A participação foi excelente. Compartilhamos vivências da atuação do Serviço Social que contribuíram significativamente para a qualificação da profissão em toda a região, considerando que o Hospital Regional está inserido em uma dinâmica amazônica, com suas peculiaridades e características próprias”, avaliou Rose Mara Jardim Ruiz, coordenadora do setor psicossocial do HRBA.
Presente no evento, Kerlanny Amaral, representante do Conselho Regional de Serviço Social do Pará (Cress-PA), elogiou a iniciativa de discutir a realidade e os desafios da profissão na Amazônia. “É essencial refletir sobre nossa prática, especialmente no contexto da Amazônia Paraense, compreendendo suas complexidades e especificidades. O assistente social precisa estar atento às particularidades dos pacientes que nos procuram”, destacou.
Referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de habitantes distribuídos em 29 municípios do oeste do Pará, o HRBA conta com sete assistentes sociais. Esses profissionais atuam diariamente na garantia dos direitos dos pacientes, desde a admissão hospitalar até a alta médica, oferecendo suporte emocional, acionando a rede de apoio quando necessário e intervindo em situações de vulnerabilidade social.
Para o diretor-geral da unidade, Matheus Coutinho, sediar o evento no hospital reforça a valorização do Serviço Social não apenas no HRBA, mas em toda a região do Baixo Amazonas. “São profissionais essenciais para nós, que atuam diretamente com nossos usuários, oferecendo o suporte social de que tanto necessitam durante o atendimento. Este momento vai além de uma homenagem; é uma contribuição efetiva para o fortalecimento e o desenvolvimento contínuo do Serviço Social em nossa região”, concluiu.
Serviço: O Hospital do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sob a administração do Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.
Fonte:comunicacao@hrba/Com Fotos e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/05/2025/14:00:39
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com