VÍDEO: Presidenta do México sofre assédio sexual durante evento
A Secretaria de Segurança confirmou que o agressor, identificado como Uriel Rivera, já foi detido | Reprodução/X
Claudia Sheinbaum, primeira mulher presidente do México, sofre assédio durante evento. O incidente expõe desafios da igualdade de gênero no país.
Em um país que celebra, pela primeira vez em sua história, a chegada de uma mulher ao mais alto cargo político, um episódio lamentável voltou a expor as tensões entre conquistas e desafios da igualdade de gênero no México. A presidente Claudia Sheinbaum, primeira mulher a comandar o país, sofreu assédio sexual enquanto cumprimentava apoiadores nas ruas do centro da Cidade do México, na tarde desta terça-feira (4/11).
O incidente ocorreu quando a chefe do Executivo federal caminhava em direção a um evento público nas proximidades do Palácio Nacional, cumprimentando simpatizantes e tirando fotos com populares — uma prática que Sheinbaum costuma manter desde os tempos em que era prefeita da capital.
Durante o trajeto, um homem se aproximou da presidente e, sob o pretexto de abraçá-la para uma foto, tentou beijá-la e tocou seus seios, segundo registros feitos por pessoas que acompanhavam a caminhada. Nas imagens, é possível ver o agressor passando um braço sobre os ombros de Sheinbaum, tocando sua cintura e tentando beijá-la no pescoço.
Sem a presença imediata de seguranças visíveis, o homem permaneceu ao lado da presidente por alguns segundos até ser afastado por um agente de segurança, que interveio logo após a tentativa de beijo. Testemunhas afirmam que o indivíduo aparentava estar embriagado ou sob efeito de drogas.
VÍDEO: Presidenta do México sofre assédio sexual durante evento.
Leia mais https://t.co/exytx0Cyf5 pic.twitter.com/tS1ZEUYSCD
— Jornal Folha do Progresso (@ProgressoJornal) November 5, 2025
Apesar do constrangimento, Sheinbaum reagiu com calma. Após o homem ser contido, ela ainda posou para uma foto com ele e deu um leve tapinha em suas costas antes de continuar sua caminhada, em meio a gritos de apoio de simpatizantes.
Repercussão e investigações
O governo mexicano ainda não divulgou uma nota oficial sobre o caso até o momento. Contudo, a Secretaria de Segurança confirmou que o agressor, identificado como Uriel Rivera, foi detido e encaminhado à Promotoria especializada em crimes sexuais, que já abriu investigação.
A titular da Secretaria das Mulheres, Citlali Hernández, condenou publicamente o ocorrido. “Repudiamos o ato que nossa presidente viveu hoje”, escreveu em sua conta na rede X (antigo Twitter). A ministra destacou que episódios como esse refletem “a visão machista e a normalização da invasão ao corpo e ao espaço das mulheres” ainda presentes na sociedade mexicana.
Fonte: Metrópoles e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/11/2025/13:09:48
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



