Cúpula do Clima transforma Belém em destino internacional do turismo verde
Belém recebe a Cúpula do Clima, encontro internacional que vai reunir chefes de Estado e de Governo, ministros e dirigentes de organizações internacionais.
Foto: Sérgio Moraes / COP30
O encontro internacional antecede a COP30 e marca uma nova etapa no diálogo global sobre sustentabilidade.
A partir desta quinta-feira (6), Belém se torna o centro das atenções do mundo. A capital paraense recebe líderes globais para a Cúpula do Clima, a primeira grande reunião internacional sobre mudanças climáticas realizada no coração da Amazônia.
Convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o encontro acontece no Parque da Cidade e marca um momento histórico de diálogo global sobre o futuro do planeta. O evento segue até sexta-feira (7) e vai reunir chefes de Estado, ministros e representantes de organizações internacionais com o objetivo de discutir desafios urgentes e renovar compromissos no enfrentamento da crise climática.
A Cúpula do Clima também abre caminho para a 30ª Conferência das Partes (COP30) da ONU, que será realizada, igualmente em Belém, entre 10 e 21 de novembro.
Juntas, as duas agendas colocam o Pará e o Brasil no centro das decisões ambientais globais, reforçando o papel da Amazônia como símbolo e inspiração para uma nova política de sustentabilidade.
Estrutura e temas em debate
Segundo o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, a programação da Cúpula foi organizada para promover cooperação e troca de experiências entre países tropicais.
A sessão plenária de abertura, conduzida pelo presidente Lula, acontece na manhã desta quinta-feira (6) e se estende até o dia 7.
Em paralelo, haverá um almoço do Fundo de Florestas Tropicais (TFFF), que reúne líderes de países que abrigam as maiores áreas de floresta do planeta.
Durante os dois dias de evento, estão previstas três sessões temáticas, todas presididas por Lula.
A primeira, ainda na quinta-feira, terá como tema “Florestas e Oceanos”.
Na manhã de sexta (7), o debate será sobre “Transição Energética”.
Encerrando a programação, a última sessão abordará os 10 anos do Acordo de Paris, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e o financiamento climático.
O papel da Amazônia no debate global
Para a embaixadora Liliam Chagas, diretora do Departamento do Clima do Itamaraty e negociadora do Brasil na COP30, a escolha de Belém como sede da Cúpula reflete a decisão do país de dar novo peso político ao enfrentamento da mudança do clima.
“O mundo precisa, coletivamente, reverter a tendência de aumento da temperatura global. Já existem regras e mecanismos para isso. Agora é o momento de elevar o tema e dar a ele o destaque que merece”, afirmou.
Segundo ela, os países estão cada vez mais preocupados com os eventos climáticos extremos e seus impactos diretos sobre a população.
A realização da Cúpula em Belém busca justamente impulsionar o debate político e fortalecer a cooperação internacional.
Belém no mapa mundial da sustentabilidade
A escolha da Amazônia como palco do encontro tem forte valor simbólico.
Realizar a Cúpula do Clima no coração da floresta é reconhecer o papel da região na regulação do clima e na preservação da vida no planeta.
Pela primeira vez, o debate sobre o futuro da Terra acontece dentro do bioma que mais influencia o equilíbrio ambiental global.
Belém, guardiã da maior floresta tropical do mundo, assume o protagonismo que sempre lhe pertenceu: o de ser voz ativa e ponto de partida para soluções sustentáveis.
Com a Cúpula do Clima e, em seguida, a COP30, Belém se consolida como capital mundial do clima — uma cidade que recebe o mundo para discutir o presente e, principalmente, construir o futuro do planeta.
Fonte: Diário do Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/11/2025/09:20:04
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



