Acusada de cegar cliente, Virginia encara decisão da Justiça
Juiz solicitou dados do youtuber ao Google, mas negou pedido inicial para remoção de conteúdos Foto| AgNews
Influenciadora acusa o youtuber Paullo R. de difamação após vídeos sobre o produto We Drop
JA ação movida por Virginia Fonseca contra o youtuber Paullo R. ganhou novos desdobramentos judiciais. A influenciadora processa o criador de conteúdo após ele divulgar vídeos em que acusa a marca We Pink, da qual Virginia é sócia, de estar envolvida em um caso de cegueira supostamente causado pelo uso do produto We Drop, um fortalecedor de cílios.
O caso teve início após o marido de Lidiane Herculano, moradora de Nova Iguaçu (RJ), relatar que sua esposa teria tido as córneas queimadas pelo cosmético.
A partir desse episódio, Paullo R. publicou diversos vídeos reforçando a denúncia, o que Virginia considera “calunioso e difamatório”.
Na ação, Virginia afirma que a consumidora nunca apresentou laudos médicos que comprovem o suposto dano à visão, tampouco entregou o produto para perícia.
A defesa da influenciadora afirma que Lidiane vive sem qualquer anormalidade visual e que as acusações foram impulsionadas pelo youtuber sem embasamento técnico ou jurídico, com o único objetivo de gerar engajamento e monetização.
Virginia e sua empresa pediram à Justiça uma liminar exigindo que Paullo exclua os vídeos e seja proibido de citar a marca ou sua sócia novamente.
Também solicitaram a identificação do responsável pelo canal junto ao Google Brasil e uma indenização de R$ 20 mil por danos morais, valor que seria destinado a uma instituição de caridade.
Contudo, em decisão proferida no último dia 18, o juiz responsável pelo caso optou por adiar a análise do pedido de liminar. Segundo o magistrado, ainda não há elementos suficientes para comprovar a veracidade das alegações feitas por Virginia.
Apesar disso, o juiz determinou que o Google, responsável pelo YouTube, forneça os dados cadastrais do youtuber, medida considerada um passo decisivo no andamento do processo. A partir da identificação formal de Paullo R., a Justiça poderá aprofundar a análise da conduta do criador de conteúdo nas redes.
O caso também repercutiu entre outros influenciadores digitais. A youtuber Karen Bachini, por exemplo, publicou vídeos baseados nas alegações iniciais de Paullo R., o que ampliou a polêmica em torno do We Drop.
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com