Cientistas descobrem nova espécie de aranha venenosa com tamanho surpreendente
Nova espécie de aranha venenosa descoberta Foto: Reprodução/ND
Aranha venenosa foi encontrada na América do Sul
Medo de aranhas? Prepare-se, porque cientistas chilenos descobriram uma nova espécie no sul do país que pode até te assustar. A Calathotarsus gigas, uma aranha venenosa que pode chegar a 10 centímetros de comprimento, foi encontrada na região do Maule, quebrando o recorde de ser a espécie mais austral do Chile.
A descoberta de nova espécie de aranha venenosa
O gênero Calathotarsus é composto por aranhas migalomorfas pequenas, pertencentes à mesma família das aranhas “pollito”, e inclui apenas cinco espécies, sendo duas na Argentina e três no Chile.
Este novo achado posiciona a Calathotarsus gigas como a 772ª espécie de aranha registrada no Chile, com características bem distintas dos outros aracnídeos do país.
O estudo se baseou em um exemplar macho encontrado morto em 2023, na localidade de Las Rastras, na Região do Maule.
Características da aranha venenosa
A Calathotarsus gigas é uma aranha que vive de forma bastante reclusa. Ela constrói seu abrig no solo de florestas de esclerófilo, que são áreas com vegetação adaptada a climas secos e resistentes ao fogo.
Essas aranhas preferem ficar escondidas, e sua madriguera serve como um local seguro para se alimentar e se proteger. A tampa da entrada da madriguera ajuda a mantê-la oculta e a evitar predadores.
Como outras aranhas do gênero Calathotarsus, ela provavelmente se alimenta de pequenos insetos e outros artrópodes que caem nas proximidades do abrigo. Ela pode caçar de forma semelhante a outras aranhas migalomorfas, que aguardam a presa passar perto e, então, atacam rapidamente.
Essa aranha possui glândulas de veneno, mas, apesar disso, os especialistas afirmam que o risco de mordida para os humanos é muito baixo. As fêmeas raramente saem de suas madrigueras, e os machos só emergem para acasalar em períodos específicos do ano.
Fonte: Amanda Sperotto (Blumenau) e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/02/2025/15:38:52
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com