Com quase 97% de aprovação, Policlínica Carajás reforça excelência em Marabá
(Foto: Reprodução) – Leia Jansen, profissional que atua na Ouvidoria da instituição, explicou que a pesquisa é realizada diariamente em entrevistas com os pacientes.
A Policlínica Carajás Miguel Chamon, em Marabá, alcançou no mês de julho passado, o índice de 96,8% de aprovação dos pacientes, segundo levantamento da Ouvidoria do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Entre os aspectos mais bem avaliados pelos usuários, destacam-se qualidade técnica dos serviços, estrutura física, acolhimento e humanização no atendimento.
A satisfação dos usuários se reflete nos depoimentos deles. Maria Raimunda Ventura, 65 anos, moradora de Marabá, na região de Carajás, foi atendida na especialidade de ortopedia e aprovou o serviço prestado. “Fui bem atendida desde a recepção até o atendimento médico. Todos foram educados e atenciosos. A gente se sente acolhida”, relatou.
A unidade do Governo do Pará, sob gestão do Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é referência em mais de 30 especialidades médicas e exames de média e alta complexidade. A instituição oferece um cuidado humanizado e acolhedor em todas as etapas do atendimento.
Outro paciente, Francisco dos Anjos, 63 anos, morador de São Domingos do Araguaia, também na região de Carajás, reforçou a boa impressão deixada pela unidade. “Recebi um atendimento rápido e eficiente. O médico foi atencioso, explicou tudo com clareza, e toda a equipe demonstrou muito respeito. Saio satisfeito e agradecido”, destacou.
Pesquisa
A Ouvidoria do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) aplica, diariamente na Policlínica, questionários que avaliam a qualidade dos serviços prestados, o tempo de espera, acolhimento, clareza das informações, estrutura física, condições de limpeza, competência técnica, cordialidade no atendimento, segurança do paciente e o respeito à dignidade humana.
Leia Jansen, profissional que atua na Ouvidoria da instituição, explicou que a pesquisa é realizada diariamente em entrevistas com os pacientes. “Esse contato com os usuários, permite identificar oportunidades de melhoria, corrigir rotas, e reforçar aquilo que estamos fazendo certo. Visamos evoluir e garantir um atendimento cada vez mais qualificado”, pontuou.
Além das pesquisas de satisfação, a Policlínica também dispõe de uma sala de atendimento ao usuário, um espaço exclusivo e preparado para receber manifestações presenciais dos pacientes e acompanhantes. Nesse ambiente, é possível registrar elogios, sugestões, solicitações de informações e eventuais reclamações, mantendo canal aberto e humanizado de comunicação.
Jahellen Nascimento, que também atua na Ouvidoria da unidade, reforça que ouvir o paciente faz parte da rotina e do compromisso da Policlínica com a excelência. “Estamos sempre de portas abertas para acolher sugestões e críticas. Isso faz parte do nosso trabalho e fortalece a relação de confiança com a população”, afirmou.
Melhoria contínua
A análise das informações coletadas é realizada pela equipe da Ouvidoria, que utiliza os dados para propor melhorias contínuas nos processos e serviços da unidade. Segundo o diretor executivo da Policlínica, Joabe Lopes, o resultado reforça o compromisso da instituição com a qualidade e a humanização no atendimento à saúde.
“Nosso trabalho é feito com responsabilidade, dedicação e respeito às pessoas. A pesquisa de satisfação nos permite ouvir quem mais importa: os nossos pacientes. Esse retorno é fundamental para mantermos um padrão de excelência e seguirmos evoluindo”, finalizou Joabe.
O diretor também destaca a importância da participação dos usuários nesse processo. “A opinião dos pacientes é fundamental para aperfeiçoarmos cada vez mais a nossa atuação. Esse resultado positivo reforça que estamos seguindo na direção certa, com foco na qualidade técnica e na humanização em todas as fases do atendimento”, destacou.
Serviços
A Policlínica Carajás oferece atendimento em diversas especialidades médicas, entre elas: ortopedia, cardiologia, oftalmologia, ginecologia, anestesiologia, dermatologia, hepatologia, infectologia, mastologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, urologia e neurologia clínica. Para o público adulto e infantil, a unidade também dispõe de consultas em alergologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, nefrologia e otorrinolaringologia.
Além das consultas médicas, a instituição realiza uma ampla gama de exames laboratoriais e de imagem, incluindo colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma, fibronasolaringoscopia, densitometria óssea, teste ergométrico, ressonância magnética, ultrassonografia (convencional e com doppler), tomografia e radiografia, entre outros.
Regulação estadual para atendimentos
Os atendimentos da Policlínica são regulados pela Central Estadual de Regulação, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve procurar uma Unidade Básica de Saúde em seu município. Após avaliação, o profissional de saúde fornecerá o encaminhamento necessário. Em seguida, o paciente deve apresentar o documento de encaminhamento e seus dados pessoais à Secretaria Municipal de Saúde, que fará o cadastro e o agendamento no Sistema Estadual de Regulação.
Fonte: Agência Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/08/2025/15:07:28
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com