Exposição imersiva em barco leva público a uma jornada pela energia, sustentabilidade e cultura do Pará

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | Iniciativa gratuita do Grupo Equatorial será inaugurada nesta terça-feira (4), na Estação das Docas, e segue até o dia 30, com experiências interativas e sensoriais.

A partir desta terça-feira (4), o Grupo Equatorial inaugura o espaço “A Energia que Navega com o Pará”, uma experiência imersiva instalada em um barco atracado no deck da Estação das Docas, em Belém. Totalmente gratuita, a iniciativa convida o público a embarcar em uma jornada que une inovação, cultura, sustentabilidade e responsabilidade social.

A programação segue até o dia 30 de novembro, de terça a domingo, com dois tours diários — às 10h e 16h30 —, com capacidade para até 35 pessoas por grupo. As inscrições devem ser realizadas previamente pelo site www.barcogrupoequatorial.com.br.

Os visitantes vão percorrer oito ambientações que compõem o roteiro da exposição. Durante o percurso, o público terá contato com intervenções artísticas que retratam vivências amazônicas, com visuais criados pela artista Dannoelly Cardoso, e com uma exposição fotográfica de Walda Marques, que destaca a potência e a beleza do estado. Haverá ainda um espaço sensorial com sons, cheiros e sabores típicos do Pará.

Outro destaque é a área dedicada à história da energia, que revisita momentos marcantes — desde as primeiras iluminações públicas do século XIX, quando Belém se tornou a primeira capital da Amazônia a contar com energia elétrica, até os investimentos mais recentes realizados pela distribuidora no estado.

A inovação e a tecnologia também ganham espaço com a apresentação de soluções desenvolvidas pelo EQT Lab, o hub de inovação do Grupo Equatorial, que atua em projetos de automação e transformação digital.

As discussões sobre sustentabilidade e responsabilidade social serão aprofundadas em um ambiente voltado a palestras, oficinas e atrações culturais, que também contará com uma mostra dos projetos do Instituto Equatorial, presente em diversas frentes sociais no Brasil.

De acordo com Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, essa é uma experiência única na cidade, que une interatividade e inovação em um ambiente inspirado na vivência amazônica.

“Belém é uma potência artística e cultural que estará ainda mais em evidência neste mês de novembro. A proposta é convidar o público a refletir sobre o papel da energia e mostrar que inovação e sustentabilidade caminham juntas”, destacou Michelle.

O tour se encerra com uma atividade sobre eficiência energética, na qual os visitantes aprendem, por meio de jogos interativos e realidade aumentada, boas práticas de consumo consciente e preservação ambiental.

Para Pricila Hinvaitt, analista da área de Eficiência Energética da Equatorial Pará, a proposta é promover a conscientização de forma leve e educativa.

“Esperamos receber mais de 1.200 pessoas durante os dias de programação. Vamos trabalhar com escolas e comunidades. Será uma imersão completa em temas importantes, apresentados de forma que o público se torne multiplicador das informações”, finaliza Pricila.

Fonte: Jornal Folha do Progresso/ Ascom Equatorial Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/11/2025/14:10:01

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes