Governo anuncia novo Concurso Unificado para este semestre
(Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília) – A garantia foi anunciada por Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pelo certame
Mal foi divulgado a lista de aprovados do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), na última terça-feira (4), o Governo Federal confirmou que deve lançar, nas próximas semanas, o edital de um novo certame.
O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante o programa Bom Dia, Ministra, transmitido pelo Canal Gov nesta quarta-feira (5/). Ela revelou que a intenção é lançar o edital até o fim do primeiro trimestre de 2025 e realizar as provas em agosto.
A escolha do mês se baseia em um estudo hidrológico que indicou agosto como o período de menor incidência de chuvas no Brasil, embora ela tenha lembrado que no ano passado, no referido mês aconteceram as enchentes no Rio Grande do Sul, o que pode facilitar a logística das aplicações em diversas regiões do país.
Diferente do primeiro CPNU, o novo concurso será voltado para duas novas carreiras do serviço público federal. A primeira está ligada à área de defesa, justiça e segurança.
A segunda é voltada para desenvolvimento socioeconômico, abrangendo temas como desenvolvimento regional, agrário e econômico. Os cargos exigem nível superior e contarão com remuneração inicial de R$ 9 mil, podendo chegar a R$ 22 mil.
A ministra assegurou que o novo concurso não comprometerá a convocação dos aprovados no certame vigente, que tem validade de um ano, prorrogável por mais um. No primeiro CPNU, foram ofertadas 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos e entidades, com mais de 970 mil participantes em provas aplicadas em 228 cidades.
Ela explicou que o governo não pode abrir concursos para carreiras que já possuem certames em vigor, salvo se o cadastro de reserva for completamente utilizado. Dessa forma, o novo edital contemplará exclusivamente carreiras que não foram abrangidas no concurso atual.
A ministra destacou que o cronograma para novos concursos está atrasado devido à falta de aprovação da Lei Orçamentária da União (LOA) pelo Congresso Nacional.
A LOA determina os gastos federais para o ano e, sem sua aprovação, a liberação de verbas para novas seleções fica comprometida. A expectativa é que a LOA seja votada em 10 de março e sancionada em 15 de março.
Fonte: Alexandre Nascimento – Agência Brasil e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/02/2025/14:52:13
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com