Homem morre após ser chifrado por touro em festival na Colômbia

image_pdfimage_print

(Foto: Reprodução) – Durante o evento, Yovanis resolveu provocar o animal. Ele correu em direção ao touro tentando saltar sobre ele, mas a manobra não saiu como planejado.
No último sábado, 9, Yovanis Márquez, de 35 anos, participava da “corraleja” — um festival popular em Fundación, no departamento de Magdalena, Colômbia, no qual um touro é solto no meio da multidão.

Durante o evento, Yovanis resolveu provocar o animal. Ele correu em direção ao touro tentando saltar sobre ele, mas a manobra não saiu como planejado. Um erro de cálculo fez com que ele pulasse muito próximo ao animal, que o atingiu violentamente com um golpe de chifre.

Ferido, o colombiano ainda chegou a ser socorrido e levado a um hospital da região, mas não resistiu aos graves ferimentos. “Ele se levantou como se estivesse bem, mas o sangue estava escorrendo. Demorou apenas alguns segundos para ele cair no chão”, relatou uma testemunha ao jornal El Tiempo. O evento, parte do festival patronal e que proíbe a matança de touros, seguiu normalmente mesmo após o incidente.

Como destacou o portal de notícias Extra. em 2024, a Colômbia aprovou a lei “Chega de Olé”, proposta pela senadora Esmeralda Hernández, que proíbe touradas em todo o território nacional. Porém, organizadores de festivais encontraram nas “corralejas” uma brecha legal para manter a tradição.

Casos anteriores

Segundo o Daily Mail, a morte de Márquezocorreu poucas semanas depois de outro caso grave: em 22 de julho, no festival de Xico, no México — semelhante à tradicional Corrida de Touros de Pamplona, na Espanha — um homem quase perdeu a vida ao enfrentar um touro.

Um vídeo registrou a grande multidão atrás das barricadas enquanto Roberto Pozosdesafiava o animal e chegava a se ajoelhar diante dele. Enquanto Pozos encarava um touro, um segundo animal avançou por trás, arremessando-o no ar sob gritos de espanto dos espectadores. O ferido foi transportado de helicóptero para um centro médico em Xalapa, capital de Veracruz, onde passou por uma cirurgia de reconstrução facial.

Meses antes, em 1º de março, o matador Emilio Macías também foi gravemente ferido durante uma apresentação na praça de touros do estado mexicano de Tlaxcala. O animal atingiu sua nádega esquerda, perfurando ainda o fêmur, o reto, o cólon e o quadril direito. Macías foi encaminhado a um hospital em Puebla, onde se submeteu a uma cirurgia que durou quase nove horas.

 

VEJA O VÍDEO:

Fonte: AH/Jornal Folha do Progresso   e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 13/08/2025/14:42:09

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: