Justiça retira premiê mais jovem da história da Tailândia do cargo por violação de ética
Paetongtarn Shinawatra era primeira-ministra da Tailândia. — Foto: Reprodução
Paetongtarn pertence à dinastia política da família bilionária Shinawatra, sendo a sexta premiê desse grupo removida ou pelos militares ou pelo judiciário do cargo.
Em uma decisão tomada nesta sexta-feira (29), o Tribunal Constitucional da Tailândia destituiu Paetongtarn Shinawatra do cargo de primeira-ministra do país após um ano no poder. De acordo com os ministros da corte, ela teria cometido uma violação de ética.
Apesar da argumentação, a imprensa do país relata que é mais um capítulo na crise política tailandesa. Paetongtarn pertence à dinastia política da família bilionária Shinawatra, sendo a sexta premiê desse grupo removida ou pelos militares ou pelo judiciário do cargo.
A Tailândia enfrenta uma espécie de confronto político entre as famílias ricas para saber quem irá permanecer com o poder. Isso envolve também colaborações com a Justiça para destituição do cargo.
Paetongtarn Shinawatra, de 39 anos, foi a primeira-ministra mais jovem da história do país.
Em seu veredito, o tribunal afirmou que ela violou a ética em uma ligação telefônica vazada em junho, durante a qual ela pareceu se reverenciar diante do ex-líder cambojano Hun Sen, quando ambos os países estavam à beira de um conflito armado de fronteira. Os combates eclodiram semanas depois e duraram cinco dias.
A decisão foi de 6 a 3, dizendo que a agora ex-premiê colocou os interesses privados acima dos da nação e prejudicou todo o país.
‘Devido a um relacionamento pessoal que parecia alinhado com o Camboja, o réu estava consistentemente disposto a cumprir ou agir de acordo com os desejos do lado cambojano’, escreveu o tribunal em um comunicado.
Na época, Paetongtarn pediu desculpas pelo vazamento da ligação e disse que estava tentando evitar uma guerra.
A decisão abre caminho para a eleição de um novo primeiro-ministro pelo parlamento, um processo que pode se arrastar, com o partido governista Pheu Thai perdendo poder de barganha e enfrentando o desafio de fortalecer uma aliança frágil com uma maioria mínima.
O vice-primeiro-ministro Phumtham Wechayachai e o atual gabinete supervisionarão o governo interinamente até que um novo primeiro-ministro seja eleito pela casa, sem limite de tempo para que isso ocorra.
Paetongtarn é a quinta primeira-ministra removida do cargo em 17 anos pelo Tribunal Constitucional.
Fonte: CBN e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 28/08/2025/18:11:53
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com